2008 - 2019. O que mudou da última vez que tivemos um Choque-Rei decisivo no Palestra Itália

2008 - 2019. O que mudou da última vez que tivemos um Choque-Rei decisivo no Palestra Itália

Foto: Gazeta Press

11 anos se passaram e tanta coisa mudou. Você se lembra como era o Estádio do Palmeiras na última vez que o clube recebeu o São Paulo para uma semifinal de campeonato?

Duas torcidas

A imbecilidade da torcida única ainda estava longe de ser imposta pelos homens que comandam o futebol paulista. Naquela ocasião, os são-paulinos não foram nada bem recebidos pela torcida do Palmeiras. Era um clima quase que bélico, uma vez que o Verdão estava intalado com o rival que o eliminou de duas Libertadores seguidas.

O Palestra é um inferno, será que você aguenta?

Aquela semifinal de 2008 marcou uma das despedidas do antigo Palestra Itália. Fechado em 2010 para dar lugar ao monumental Allianz Parque, aquela partida foi uma das mais marcantes do estádio na década de 2000. Ainda tivemos um triste episódio do gás de pimenta no vestiário adversário. Algo inimaginável nos dias de hoje.

medico-do-sao-paulo-lava-o-rosto-apos-supostamente-ter-sido-atingido-por-gas-na-semifinal-do-paulistao-de-2008-contra-o-palmeiras-no-palestra-italia-1431698544123_1920x1284

Situação totalmente oposta dos clubes

Em 2008, o São Paulo era o atual bicampeão brasileiro, e mais tarde o clube conquistaria o tri, enquanto o Verdão amargava uma longa seca de títulos que havia se encerrado em 2000. O Paulistão daquele ano marcou o único grande título alviverde na década, e até hoje é ainda o último Paulista conquistado pelo clube. Porém os papéis se inverteram, e agora é o São Paulo que acumula uma grande seca de títulos, enquanto o alviverde acumula 3 títulos nacionais nos últimos 4 anos.

Luxa x Muricy

A semifinal do Paulista de 2008 também marcou o duelo de dois grandes ex-técnicos que marcaram época no futebol brasileiro. Luxemburgo pelo lado alviverde, Muricy pelo tricolor. 11 anos depois, os dois campeoníssimos estão afastados dos gramados e não pretendem voltar tão cedo.

arq_43051

São Marcos x Rogério Ceni

Marcos e Rogério travaram uma grande rivalidade durante toda as suas respectivas carreiras. O são-paulino que venceu tudo que pode pelo tricolor, ficou na reserva de Marcos no Penta, o que até hoje é motivo de zuação por parte dos palmeirenses. O que ninguém discute é o tamanho dos dois nas histórias de Palmeiras e São Paulo. Foram incontáveis Choque-Reis entre os dois amigos, em 2008, Marcão levou a melhor.

v--1-

  • Gabriel Amorim

    Gabriel Amorim

    Gabriel Amorim, 27 anos, detesta quem assiste ao jogo sentado e tem como grande ídolo Armando Nogueira. Formado em Jornalismo pela UMESP em 2012, cobriu a Copa do Mundo da Rússia pelo jornal Lance!