Especial BR-72 - ainda no páreo: Palmeiras 3 x 1 América-RJ

Especial BR-72 - ainda no páreo: Palmeiras 3 x 1 América-RJ

Na preleção do último treino antes do jogo contra o América, quando o Palmeiras tinha que vencer a equipe carioca no Pacaembu e torcer contra o São Paulo na partida com o Coritiba, Oswaldo Brandão tentou chacoalhar o elenco: "ninguém aqui perdeu nada no chão para ficar olhando pro gramado. Vamos levantar a cabeça e jogar o futebol que nos fez o melhor time da primeira fase".

A7313831-3E46-4C49-962F-8A636ACB6C92
Edu seguiria fora do time. Agora por causa de um problema gripal. Brandão relacionou o novo reforço: o meia-atacante Manfrini, que acabara de chegar da Ponte Preta.

O América perdera no domingo no Paraná para o Coritiba. Também tinha que vencer o Palmeiras na primeira partida da rodada dupla: 19h30 seria o primeiro confronto no Pacaembu. 21h30 o jogo de fundo, entre São Paulo e Coritiba.

Também por isso o Palmeiras não esteve efetivamente em casa. Muitos são-paulinos chegaram cedo ao estádio e torceram muito pelo Coritiba. Nervoso e afobado, o Palmeiras demorou a se acertar. Perdeu duas boas chances com Nei. Mas abriu o placar aos 14, com Ademir, que se aproveitou de falha do zagueiro Alex, e bateu firme na saída de Alberto, depois de ótimo passe de Ronaldo.

7AF3CC7C-E498-46CA-864D-1230F16328CC
O América só chegou com algum perigoso nos 15 minutos finais da primeira etapa. Dudu não deixava Edu Coimbra, maior craque da história do clube, armar. Tanto que foi substituído.

Na segunda etapa, o Palmeiras seguia errando passes acima da média. Mas, aos 12, a zaga carioca errou ainda mais depois de cruzamento de Zeca e Ronaldo ampliou, de cabeça. Aos 23, lance pela direita, de Eurico para Leivinha vencer Alberto, em brilhante cabeçada do camisa 8.

Aos 35, Mauro diminuiu para o América, em rebote dado por Leão. A torcida do São Paulo fez festa, mesmo com a vitória palmeirense. Porque no jogo de fundo, contra o Coritiba, o time de Poy fez o dever de casa: 2 a 0 no Coritiba.

O rival só precisava empatar com o já eliminado América, no Maracanã, para se classificar para as semifinais do BR-72.

PALMEIRAS 3 X 1 AMÉRICA-RJ
Campeonato Brasileiro/Segunda fase
Quarta-feira, 13/dezembro (noite)
Pacaembu
Juiz: José Luís Barreto (RS)
Renda: Cr$ 379 672
Público: 40 441
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Madurga (Fedato), Leivinha e Nei (Pio)
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Ademir da Guia 14 do 1º; Ronaldo 12, Leivinha 22 e Mauro 34 do 2º

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.