Especial BR-72 - melhor campanha: ABC 2 x 2 Palmeiras

Especial BR-72 - melhor campanha: ABC 2 x 2 Palmeiras

"Sei o que estou fazendo poupando quatro titulares nestes jogos finais fora de casa. Precisamos descansar o Ademir, Leivinha, Luís Pereira e Ronaldo. Preciso deles na melhor forma para as próximas fases. O critério de desempate lá no final é a melhor campanha no campeonato. Vamos buscá-la para termos vantagem na semifinal e final".

Amém. Deu tudo certo. O Palmeiras seria campeão do BR-72 com dois empates nos últimos jogos. Vantagem obtida que garantiu o título. Como queria e planejou Oswaldo Brandão, que havia recusado o convite para treinar o Paraguai para as Eliminatórias para a Copa de 1974.

Contribuiu para a grande campanha a defesa menos vazada do BR-72 e o segundo melhor ataque da competição. Luís Pereira disse que, desse jeito como estava o time pouco antes de acabar a primeira fase, o Palmeiras acabaria campeão. Apesar da qualidade dos principais rivais que ele elencou: "Internacional, Cruzeiro, Corinthians e Santos". Leivinha concordava: "se der a lógica, faremos a final contra o Santos".

Ronaldo queria uma decisão contra o São Paulo. "Ganhamos deles no Paulista, mas ainda não saímos do zero a zero em quatro clássicos". Ademir parecia o menos confiante: "agora é outro campeonato. Tudo vai mudar. Precisamos manter a regularidade e jogarmos ainda melhor".

Contra o ABC, em Natal, o primeiro tempo foi truncado. O time potiguar se fechou para não ser goleado. Como parecia que seria com menos de 10 minutos na segunda etapa. Zé Carlos deu o bote e recuperou a bola do primeiro gol, a 1 minuto, que marcaria de cabeça. Aos 9, Madurga tabelou com Fedato e ampliou, chutando a bola que bateu ainda na trave.

O Palmeiras resolveu administrar. Mas desta vez se deu mal. Alberi diminuiu aos 20. Ele bateu pênalti que Leão deu rebote, e ele mesmo aproveitou. Aos 36, o artilheiro escapou pela esquerda, passou pelo goleiro e cruzou para Libânio dividir com Eurico, que acabou marcando contra.

Grande festa do ABC pelo empate. Irritação de Brandão pelo resultado. Mas muito trabalho para a próxima fase do BR-72. O melhor time do campeonato era o rival a ser batido.

ABC 2 x 2 PALMEIRAS
Campeonato Brasileiro/Primeira Fase
Domingo, 3/dezembro (tarde)
Castelão
Natal (RN)
Juiz: Manoel Amaro de Lima (PE)
Renda: Cr$ 91 001
Público: 26 248
PALMEIRAS: Leão; Eurico, João Carlos, Alfredo e Zeca; Dudu e Zé Carlos; Edu, Madurga, Fedato e Nei (Pio)
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Zé Carlos 2, Madurga 8, Alberi (pênalti) 20 e Eurico (contra) 36 do 2º

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.