Especial Libertadores-99: Vasco 2 x 0 Palmeiras, em 13/02/1999

Especial Libertadores-99: Vasco 2 x 0 Palmeiras, em 13/02/1999

https://youtu.be/O_YtBh404rE

Sábado de Carnaval de sol e calor no Rio. A quarta derrota em cinco jogos do Palmeiras no Rio-São Paulo-99. Com reservas nas três primeiras partidas do turno, não tinha como o time de Felipão ir além. Contra um Vasco completo é campeão da Libertadores-98, o placar foi o esperado. E não esperneado pelo treinador. Ele queria mais dias de descanso pela temporada insana que teria pela frente, depois de férias de menos de um mês para o grupo. Até quatro partidas a menos no torneio menos importante de 1999 seria bom negócio.

O Vasco poderia ter vencido com a mesma tranquilidade com que havia feito 5 a 1 no Palestra, no turno, contra os reservas alviverdes. Com menos de 15 minutos o zagueiro Cléber cometera dois pênaltis não marcados por Edilson Pereira de Carvalho. O Palmeiras acabaria equilibrando o clássico até o intervalo.

Na volta dele, Felipão quis dar mais força e vitalidade com Roque Júnior no lugar de Cléber que voltava à zaga, e Oséas no lugar de Evair na frente. Mas o Vasco era e estava melhor. Aos 8, Ramón recebeu dentro da área e colocou entre as pernas de Roque Júnior e, por tabela, as de Velloso também. 1 a 0 Vasco. Aos 45, outro bom lance pela direita deu no gol de peixinho de Alex Teixeira. 2 a 0 Vasco.

No final, a torcida vascaína não perdoou o ex-rubro-negro Júnior Baiano, titular do Brasil de Zagallo, na Copa de 1998, e que no seguinte ganharia dois títulos pelo próprio Vasco:

⁃ Ão, ão, ão, Júnior Baiano afundou a Seleção!

VASCO 2 x 0 PALMEIRAS

Competição: Torneio Rio-São Paulo/Primeira Fase, quinta rodada.

Data: sábado, 13/fevereiro (tarde)

Estádio: São Januário

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Juiz: Edílson Pereira de Carvalho (SP)

Renda: R$ 90 875

Público: 18 175

PALMEIRAS: Velloso; Arce, Júnior Baiano, Cléber (Roque Júnior) e Júnior; César Sampaio, Rogério e Zinho; Alex (Galeano); Paulo Nunes e Evair (Oséas)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Ramón 8 e Alex (Vasco) 44 do 2º

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.