O manto de Marcos

O manto de Marcos

A terceira camisa do Palmeiras em 2019 estreia amanhã contra o Melgar. O kit especial dela tem um texto meu.

Explicar o que é isso pra quem é palmeirense é como explicar a emoção que meu pai já tentou explicar. Obrigado também Velloso e Sérgio que estão devidamente lembrados e citados por mim, pelo Marcão, pelo clube e fornecedor, e pelo torcedor. A conquista da América há 20 anos passa muito pelos três goleiros que são titulares de nossos corações. Só pode jogar um goleiro. Mas os três sempre jogaram por todos nós.

O texto que vem no kit especial com tiragem de apenas 1999 camisas:

Era só pedreira naquele 1999. Era só pauleira três torneios dia sim, dia não. Era só Palmeiras que poderia.

Era um marco singular que foi plural. Marcos que era 12 que foi os 11 como o número 1 da Academia de goleiros do Campeão do Século XX.

“Xiiii”... Você pensou que não daria mais quando o primeiro pênalti na final explodiu no travessão. Mas ali era Palmeiras. O Palestra Italia é do Brasil o maior. Foi da América o melhor. Foi mais gostoso ganhar virando os pênaltis e virando história com Felipão e a a via láctea alviverde.

São Marcos foi canonizado no Derby das quartas. Foi Monumental em Núñez nas semifinais. Foi campeão no Palestra onde correu para celebrar com a torcida no lugar em que sete anos antes estivera pela primeira vez no estádio como torcedor. No mesmo canto onde cantamos que somos Palmeiras até morrer, o cara que mais jogou no campo dos nossos sonhos nos levou à lembrança eterna.

Ele inspira em 2019 a terceira camisa que vamos usar 20 anos depois. Ele que por 20 defendeu o clube do coração dele e da mãe. Do nosso amor que passa de pai pra filho. De Palestra para Palmeiras.

Verde é a cor da inveja. Azul é a cor dos que melhor nos defendem. Goleiros como Marcos, Velloso e Sérgio. Guardiões das Américas.

A camisa azul da cor marcante é mais um dos nossos mantos de 2019 que nos vestem com as armas de Marcos e as almas campeãs de 1999.

Vocês são verdes. Vocês são azuis. Vocês São Marcos. Vocês são Palmeiras. Campeões.
Quem tem mais tem 10.
QUem tem Marcos tem 12.

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.