O Palmeiras é o macaco morto por causa da febre amarela

O Palmeiras é o macaco morto por causa da febre amarela

O macaco não transmite febre amarela. Mas tem símio sendo caçado pela brutal ignorância burra do hominídeo que zurra em mau português. Vítima como têm sido os bunodontes pelos justiceiros quem têm uma arma na mão, quase nada na cabeça, e nenhum coração.

O porco não transmite doença no futebol. Mas tem muita gente que entra em contato com ele e que fica com dor de cotovelo, problemas hepáticos, cardiopatias - além de cefaleia crônica.

(Nem vou falar do periquito que no passado originou várias teses acadêmicas - embora nenhum remédio fosse capaz de derrubar as próprias Academias dos anos 60 e 70).

Ainda assim há uma campanha insidiosa, aberta e escancarada de caça aos porcos, periquitos, pavões e todos os bichos verdes ou que se pintam como tal.

Temer segue na presidência? Culpa do Palmeiras. Dilma sofreu golpe? Foi a Leila Pereira. Aécio? Crefisa! Lula? WTorre! Maluf? Parmalat!

Capitalismo triunfou porque o Dudu fez propaganda da faculdade patrocinadora! Comunismo perdeu porque Michel Bastos não pode jogar mais na esquerda!

A qualidade do ensino universitário é igual a do sertanejo universitário por causa da FAM. São Paulo é uma cidade insegura porque a Allianz não segura tudo. O Brasil é um país injusto porque o Palmeiras não respeita o fair-play financeiro.

Deu Trump? Culpa do Paulo Nobre. Kim Jong-un não dá! Culpa do Maurício Galiotte. A ministra do Trabalho se defende com os amigos numa lancha? Falha da assessoria de imprensa do Palmeiras. Acabaram com as leis trabalhistas? Culpa do Alexandre Mattos que contrata demais. Aumentaram a idade da aposentadoria? Culpa do Zé Roberto e do Fernando Prass.

Gilmar Mendes liberou geral? Culpa da Mancha. Falta vacina? Culpa do clube que põe o distintivo no colete da imprensa. Tem coentro na moqueca? Culpa da propaganda do Avanti! no uniforme da mídia.

PIB pequeno? Crefisa que pague a multa. Mc Diguinho? Ademir da Guia que não canta mais o jogo. Crime organizado? Felipe Melo é quem dá porrada.

Só sobrou pizza portuguesa? Culpa do Palmeiras. Só tem morango do sorvete Napolitano? Palmeiras. Feijão no pote de sorvete no freezer? Claro que foi o Palmeiras.

Inundou? Culpa da drenagem do Allianz Parque. Sol insuportável? Cadê a cobertura na Arena? Nevou? Cadê a patrocinadora para fazer a decoração de Natal?

E vou parar por aqui. Uma pena é que muita gente não para, não para, não para.

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.