Ocupa Palestra completa 2 anos buscando mais transparência e participação do palmeirense na vida política do clube

Ocupa Palestra completa 2 anos buscando mais transparência e participação do palmeirense na vida política do clube

Foto: Futebol de campo.net

O Ocupa Palestra, movimento criado por torcedores do Palmeiras para lutar pelo fim do cerco nos arredores do Allianz Parque, completa 2 anos neste mês de dezembro. O coletivo que começou com a ideia de lutar por um Palmeiras mais democrático, busca trazer mais informações e transparência para o torcedor alviverde, principalmente sobre o que acontece na vida política do clube, que acaba refletindo totalmente no torcedor palmeirense.

Confere aí a nota completa do coletivo:

"O Ocupa Palestra celebra neste mês de dezembro dois anos de existência. Desde o começo, buscamos tomar corpo como um coletivo horizontal, formado por palmeirenses de todas as matizes, criado e pensado para discutir e reverter o arbitrário cerco que nos divide e afasta da convivência palestrina aqueles que já tinham sido excluídos de nosso estádio.

Nesse período tivemos avanços importantes: promovemos debates para maior conscientização sobre o cerco e o preço dos ingressos; levantamos dados e apontamos as contradições nas justificativas apresentadas. Debatemos o tema com: o presidente do Palmeiras; com o Estado de SP, na Secretaria de Segurança Pública; com a Prefeitura da cidade, na Subprefeitura; com comerciantes da região; com as organizadas, e; com vereadores. Sobre o valor dos ingressos, buscamos diálogos nas esferas relacionadas a SEP. Fizemos um trabalho sério e com embasamento para mudar nosso clube.

No percurso, fomos procurados por centenas de torcedores querendo participar das ações, apresentar questões, sugerir soluções e debater problemas. Queremos aprimorar ainda mais nossa capacidade de aglutinar pessoas e ideias, contribuindo com proposições para a melhoria do ambiente palestrino.

A reflexão sobre dois anos de trabalho também nos coloca diante de uma nova perspectiva: o cerco e o preço dos ingressos não são problemas fortuitos ou acidentais. Os processos de exclusão do torcedor da rua e do estádio são um reflexo dos processos de exclusão do torcedor da política e das discussões sobre seu futuro. Temos convicção de que o Palmeiras pertence a um único e exclusivo dono: seu torcedor. Mas este não possui voz nem a representatividade condizente com sua importância. A torcida do Palmeiras, de maneira geral, está completamente alijada das discussões relevantes sobre a entidade.

Esse período demonstrou que ir contra a corrente em certos tópicos exige resiliência e que os desafios não param de surgir. Um exemplo é o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e visa ampliar os incentivos para os clubes de futebol se tornarem empresas. Dependendo da forma como essa discussão for conduzida, os clubes podem se distanciar ainda mais de seus torcedores, perdendo seu controle democrático e sua identidade.

Esse olhar nos colocou uma nova perspectiva: é preciso que o torcedor esteja mais presente da política interna do clube. E isso não significa necessariamente associar-se ao clube, mas ter acesso às informações de modo transparente e escolher seus representantes de forma democrática.

Se os processos de exclusão do torcedor nascem na política interna do clube, cabe ao torcedor buscar os espaços de mudança. Diante da inegável realidade, o Ocupa Palestra priorizará, cada vez mais, a participação da torcida nas discussões sobre o futuro do clube. Queremos discutir, pensar, propor e acima de tudo, fazer parte da construção de um Palmeiras cada vez mais aberto à sua própria torcida.

Para inaugurar esse novo momento do Ocupa Palestra, convidamos a todos torcedores e todas torcedoras para participarem da primeira ação desta nova campanha em favor de mais democracia na política interna do Palmeiras. No próximo dia 30, sábado, a partir das 16 horas, transformaremos a rua Caraíbas numa grande oficina de faixas e bandeiras pedindo mais democracia e alertando os sócios do clube sobre a necessidade de redução do número de conselheiros vitalícios e ampliação da transparência de nosso clube.

Convocamos todos os que se identificam com essas causas a se somarem na oficina do próximo dia 30 e no dia a dia de ações. O Palmeiras pertence a todos nós."

CADASTRE-SE
Ajude-nos a mobilizar o torcedor quando algo importante estiver ocorrendo. Cadastre-se aqui. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSrFvzx0IzDhNFhxdQ8pj7vLU5Dqam4sUtOoci6wotDrVbfg/viewform)

PARTICIPE
Siga o Ocupa nas redes:
Facebook: facebook.com/ocupapalestra
Insta: instagram.com/ocupa_palestra
Twitter: twitter.com/ocupa_palestra
E-mail: ocupapalestra1914@gmail.com