Os desafios de Felipão na inter-temporada do Palmeiras

Os desafios de Felipão na inter-temporada do Palmeiras

Crédito da foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

Com a disputa da Copa América, as Séries A e B do Brasileirão pararam por um tempo, permitindo aos jogadores um período para se recuperarem do primeiro semestre e voltarem descansados para a reta final da temporada. No caso do Palmeiras, os trabalhos voltam nesta segunda-feira.

O Verdão terminou a "primeira parte" da temporada em alta: líder do Brasileirão com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, classificado para as oitavas da Libertadores com a melhor campanha e vaga nas quartas da Copa do Brasil.

Pelo embalo que o time estava, não era o ideal a parada. Entretanto, existem pontos importantes para que Luiz Felipe Scolari acerte neste período:

Melhorar o time b

O mês de julho será pesado para o Palmeiras. O Verdão entrará em campo pelas três competições que disputa, e o uso do elenco será inevitável. Serão sete jogos em 20 dias.

O primeiro compromisso será contra o Inter no Allianz, pela Copa do Brasil. Depois, faz quatro jogos seguidos fora de casa: São Paulo (Brasileirão), Inter (Copa do Brasil), Ceará (Brasileirão) e Godoy Cruz (Libertadores). Fechando o mês, duas partidas no Allianz contra o Vasco pelo Brasileirão e novamente contra o Godoy Cruz, pela Libertadores.

Nesta maratona, o time b deverá ser utilizado várias vezes. Entretanto, os reservas não tiveram um bom desempenho nos jogos que fizeram durante o primeiro semestre, apesar das vitórias.

Scolari testou os reservas em vários jogos durante o Paulista, Copa do Brasil e também na Série A. Não houve uma derrota sequer, mas o desempenho foi abaixo do esperado como nos empate por 1 a 1 contra CSA e Mirassol, e nas vitórias por 1 a 0 contra a Ponte Preta no Allianz e Sampaio Corrêa no Maranhão.

Com a maratona de jogos que está por vir, o time reserva deverá ser muitas vezes utilizado, e Felipão precisa ajusta-lo para fazer frente aos fortes times que enfrentará nesta sequência que está por vir.

Recuperar jogadores em baixa

O primeiro semestre desgastou alguns jogadores com a torcida. Felipão terá um bom tempo somente de treinos para tentar recuperar atletas como Borja, Carlos Eduardo e Felipe Pires, que estão na "mira" dos torcedores.

borja-palmeiras
Após um primeiro semestre ruim, Borja busca a volta por cima no Verdão
Foto: Divugalção Palmeiras

Acirrar a concorrência para Deyverson

Apesar dos deslizes que já teve e que pode voltar a ter pelo Palmeiras, Deyverson é titular absoluto do time. O camisa 16 vem cumprindo o que lhe é pedido, mas também segue no time por não ter uma grande concorrência no setor.

Borja e Arthur Cabral não aproveitaram as chances que tiveram durante a ausência de Deyverson, o que pode ser perigoso já que existe uma possibilidade dele deixar o Verdão e jogar na China, além do temperamento que pode deixar o time na mão como já aconteceu em outras oportunidades.

Fazer o time render nos mata-matas assim como nos pontos corridos

Felipão sempre foi conhecido por ser o "Rei dos mata-matas". Entretanto, em sua terceira passagem pelo Palmeiras, está se dando melhor nos pontos corridos. Foi assim no Brasileirão do ano passado, na primeira fase do Paulista deste ano e também na Série A desta temporada.

No momento dos jogos eliminatórios, o Verdão vem deixando a desejar. Eliminações para Cruzeiro, Boca Juniors e São Paulo com Scolari, além de derrotas anteriores com outros treinadores fazem este time ser muito mais confiável em torneios de pontos corridos, o que se torna um desafio para Scolari nesta inter-temporada: manter a regularidade nos mata-matas assim como nos pontos corridos.

Manter a pegada da reta final do primeiro semestre

O Palmeiras terminou o primeiro semestre muito bem. Após a eliminação do Campeonato Paulista, o time se encontrou novamente, disparou no Brasileirão e recuperou a confiança.

Sempre tem o que melhorar, mas o mais importante é que o elenco mantenha a pegada dos últimos jogos antes da Copa América, com intensidade, organização e solidez.

  • Mohamed Nassif

    Mohamed Nassif

    Jornalista formado em 2016 pela FIAM-FAAM. Teve passagens pela TV Bandeirantes e pelo portal Torcedores.com