Na fase final de preparação para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio, Alana Maldonado, do Palmeiras, garantiu a medalha de prata no Grand Prix de Judô de Warwick, na Inglaterra. Este foi o último grande torneio antes do Jogos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Medalhista de prata na Paraolimpíada de 2016 e campeã mundial em 2018, Alana venceu três das quatro lutas que teve e garantiu a prata na categoria 70kg. No Verdão desde 2018, a judoca é um dos principais destaques do esporte brasileiro.
Primeira colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), a atleta foi derrotada pela mexicana Lenia Alvarez, a segunda na lista da IBSA. Antes disso, a palmeirense superou a uruguaia Mariana Mederos, a croata Lucija Breskovic e a georgiana Ina Kaldani no caminho até a decisão.
Essa foi a segunda competição da atleta em 2021. Em maio, Alana saiu com a medalha de ouro no Grand Prix de Baku, no Azerbaijão.
– Foram duas competições muito importantes depois de mais de um ano sem lutar. Na primeira, em Baku, cheguei à final e conquistei o ouro. Agora é focar, ajustar e chegar em Tóquio para ser campeã paralímpica – ressaltou a judoca.
Além da atleta palmeirense, o Brasil conquistou outras três medalhas no Grand Prix. Meg Emmerich foi prata na categoria acima de 70 kg, Rebeca Silva foi bronze na mesma categoria e Wilians Araújo levou o bronze no acima de cem quilos.
Antes da viagem para os Jogos de Tóquio, a delegação brasileira retorna ao país e passará por mais uma fase de treinamento em São Paulo, prevista entre os dias 11 e 20 de julho.
LEIA MAIS