Um dos nomes do momento nas categorias de base do Palmeiras é o do atacante Lucas Henrique. O jogador de 15 anos foi destaque e vice-artilheiro palestrino na conquista do Campeonato Paulista Sub-15, com 11 gols na competição, incluindo uma bola na rede no primeiro jogo da decisão, na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, no último mês de novembro.
Ao NOSSO PALESTRA, o jovem contou a experiência de vencer o estadual pelo clube, bem como a temporada em alto nível, com destaque em torneios internacionais e nacionais.
– A experiência (de vencer o Campeonato Paulista em 2023) foi muito boa, já que nesse ano eu estava bem mais preparado para o campeonato. Eu acho que os meus aspectos que ajudaram mais o time foram a velocidade, posicionamento, vontade de ganhar e um pouco de faro de gol (risos) – contou.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estêvão agradece Abel por experiência no profissional do Palmeiras
O estadual foi o terceiro título do Sub-15 do Palmeiras e do atacante em 2023. Em abril, as Crias da Academia foram campeãs do Festival TSFC, organizado no CT do Desportivo Brasil. Na sequência, em junho, a equipe conquistou o Marveld Tournament, na Holanda, superando o Barcelona na final.
No torneio disputado na Europa, Lucas foi destaque com nove gols em sete partidas. Um dos gols aconteceu justamente diante do Barcelona, na grande final. Ele balançou as redes nos cinco duelos em que o time marcou. Além do clube espanhol, Manchester United-ING, Ajax-HOL, PSV-HOL e Red Bull Bragantino também foram vítimas do atacante.
– A minha experiência foi a melhor possível com várias bases europeias. Além de destaque individual nos jogos, fui artilheiro da competição com 9 gols. A minha vivência contra o Barcelona foi inesquecível, já que eu pude fazer um gol e ajudei a equipe. Foi um aprendizado muito grande para a minha carreira, com muito conhecimento adquirido. Ainda ser campeão contra esse grande time foi a cereja do bolo – relembrou.
Experiência internacional é o que não falta para um jovem de apenas 15 anos. Lucas foi campeão da Libertadores Sub-14 em 2022, no Paraguai, e conseguiu a vice-artilharia da competição. Ele também faturou o Mundial Sub-14, disputado nos Estados Unidos. Além das taças no exterior, faturou ainda o Paulistão Sub-15 e Paulista Cup Sub-14 na última temporada.
– Consegui alguns títulos com a equipe, como Libertadores, Paulista Cup, Campeonato Paulista, Mundial, em Orlando. Tudo isso em 2022. Agora, em 2023, conquistamos a Marveld Cup, o bi do Paulista e a Aldeia Cup. É uma trajetória de muita alegria até aqui – acrescentou.
Lucas chegou ao Verdão no Sub-13 e segue crescendo dentro do clube. Após o brilho no Sub-15 em 2023, estará no elenco Sub-16 em 2024, subcategoria do Sub-17. O prodígio revelou que busca aprimorar o pivô para atuar mais como centroavante – em 2023, passou parte da temporada atuando como ponta-esquerda.
– Eu sempre tento aprimorar bastante o meu pivô quando jogo de 9. Também venho aprimorando meu toque mais rápido com a bola, lembrando que esse treino é feito todo dia com as orientações do técnico Léo e o auxiliar, do qual tenho o maior carinho – afirmou.
Para aprimorar os fundamentos, revelou que tem como inspiração no futebol profissional o português Cristiano Ronaldo, atualmente no Al-Nassr, da Arabia Saudita, e Ronaldo Fenômeno.
– Primeiramente meu pai que tenho uma paixão imensa e me inspiro nele. Aí depois vem o Cristiano Ronaldo. O Ronaldo Fenômeno é outro jogador que me inspira – concluiu.