Notícias Palmeiras

STJD absolve Abel Ferreira, mas pune Mayke com dois jogos de suspensão

Treinador e jogador foram denunciados após serem expulsos contra Ceará, pela Copa do Brasil, e Goiás, respectivamente

Abel Ferreira (E) e Mayke (D) na partida contra o Grêmio (Foto: Cesar Greco)
Abel Ferreira (E) e Mayke (D) na partida contra o Grêmio (Foto: Cesar Greco)

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou, nesta segunda-feira (18), Abel Ferreira e Mayke, do Palmeiras. Após a sessão, o Tribunal optou por absolver o português. O jogador, no entanto, foi punido com dois jogos de suspensão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast

Abel Ferreira foi denunciado com base na súmula do confronto contra o Ceará, pela Copa do Brasil, que cita ofensas do técnico ao árbitro da partida. Se considerado culpado, poderia perder a final da competição. O comandante alviverde, porém, não foi punido, pois três dos cinco auditores votaram pela absolvição.

O treinador, ao se defender, explicou que nunca proferiu as palavras relatadas na súmula (“Vai se f*, vai tomar no c*, vem ver que não foi nada”), dado que estas são expressões brasileiras.

– Em Portugal não é assim que funciona. Quem é denunciado não pode se defender e quero dar parabéns para vocês. Não tinha visto essas imagens. Há um microfone embaixo de mim. Cheguei ao Brasil e era meu terceiro jogo. A expressão que ele disse que eu disse eu nunca usei na minha vida. São duas expressões brasileiras e em português não se usa isso. Eu falei fod*-se, não é pênalti, mas não é desrespeito. Ontem fui fazer um chá e falei fod*-se está quente. Em Portugual falamos assim. Sou apaixonado pela minha profissão.Procurei saber com o quarto árbitro o motivo de ter sido expulso e ele disse que o árbitro que mandou. Eu aceitava um amarelo, uma advertência, mas o vermelho direto não. Ao final procurei falar com o árbitro o motivo do vermelho direto para aprender para o futuro e ele não me disse. Fiquei perplexo. Estou aqui para promover o futebol, para promover o futebol brasileiro, aprender e até hoje não entendi o vermelho direto. Puramente mentira as expressões que o árbitro disse. Não utilizo. Essas expressões são puramente brasileiras. Em momento nenhum minha intenção foi ofender ou desrespeitar a arbitragem. Para mim o pior foi pedir para ouvir o motivo da expulsão e o árbitro se negar a me dizer. O que ele escreveu é falso.

Além de Abel Ferreira, o STJD julgou o lateral Mayke, que foi enquadrado por “praticar jogada violenta” (artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) no lance em que foi expulso contra o Goiás, no dia 22 de novembro. O camisa 12 do Verdão foi punido com dois jogos de suspensão. A decisão, porém, cabe recurso.

LEIA MAIS: