Arquivos tag-Marcelinho Carioca - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-marcelinho-carioca/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Wed, 06 Jun 2018 13:37:43 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 Apreciem com moderação, 18 anos depois do pênalti de Marcos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apreciem-com-moderacao-18-anos-depois-do-penalti-de-marcos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apreciem-com-moderacao-18-anos-depois-do-penalti-de-marcos/#respond Wed, 06 Jun 2018 13:37:43 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/06/apreciem-com-moderacao-18-anos-depois-do-penalti-de-marcos/

Marcelinho Carioca bateu bem o quinto pênalti corintiano no canto direito de Marcos. O santo defendeu a cobrança que classificou o Palmeiras para a decisão da Libertadores-2000. Da arquibancada do Morumbi, Conrado e amigos voaram para o bar Original, no Ibirapuera, como todas as terças desde então (e ainda hoje) os colegas de GV se […]

O post Apreciem com moderação, 18 anos depois do pênalti de Marcos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Marcelinho Carioca bateu bem o quinto pênalti corintiano no canto direito de Marcos. O santo defendeu a cobrança que classificou o Palmeiras para a decisão da Libertadores-2000.

Da arquibancada do Morumbi, Conrado e amigos voaram para o bar Original, no Ibirapuera, como todas as terças desde então (e ainda hoje) os colegas de GV se reuniam para apreciar com moderação. Naquela terça-feira há 18 anos, sem a menor. Palmeirenses e até são-paulinos celebrando a derrota nos pênaltis do campeão do mundo de 2000 mais uma vez para o então campeão da Libertadores em busca do bi.

Algumas horas e litros depois, alguns até pagos por tricolores para Conrado, ele teve a feliz ideia de acordar a namorada corintiana que tinha ido assistir ao Derby entre os delas. Não só tirá-da cama. Apoquentá-lá. Ela e irmã também corintiana que respondeu com vassouradas às cornetas palestrinas.

A irmã não conseguiu dormir e foi com o namorado continuar os trabalhos nos bares próximos da praça 14 Bis. Ele não cansava de zoá-la. E ela respondia na base das pancadas nos braços dele.

Calibrada, numa dessas estocadas da namorada, ao tentar fugir dela, ele foi parar no meio da rua…

Fala, Conrado:

⁃ Só vi os dois faróis chegando. O carro me pegou em cheio. Eu voei e caí no asfalto. O cara nem pra me socorrer.

Ele só ouviu a namorada gritando para ele não morrer.

⁃ Só lembro ter me levantado, recolhido meu braço esquerdo que parecia um W, e fui andando até o hospital que ficava ali perto.

Não tinha ortopedista 3 da manhã. Só 5 horas ele foi atendido. O plantonista o remendando e Conrado, ainda alto, perguntou ao médico:

⁃ Que time você torce, doutor?

⁃ Corinthians…

Respondeu mais desanimado que… que… um corintiano naquela madrugada.

Atendido pelo doutor, Conrado ainda melhorou o nível do atendimento:

⁃ Comecei a narrar o lance decisivo: “correu Marcelinho bateu… DE-FEN-DEU, MAAAAAAAAARCOS!!!

E o médico apertava ainda mais o braço do atropelado, que do alto de sua altura etílica, ainda emendava:

⁃ Chupa, doutor!!!

E a fratura em dois lugares no úmero esquerdo de Conrado era nada pelo que havia feito um caipira de Oriente no Morumbi. E tudo isso com o pulso quebrado que seria operado depois da Libertadores.

Conrado nunca mais foi o goleiro da foto. Mas não foi preciso. Tínhamos são Marcos.

Apreciem com moderação.

O post Apreciem com moderação, 18 anos depois do pênalti de Marcos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/apreciem-com-moderacao-18-anos-depois-do-penalti-de-marcos/feed/ 0
Especial Libertadores-99: corintianos assumiam que torceriam pelo River Plate, em 18/5/99 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-corintianos-assumiam-que-torceriam-pelo-river-plate-em-18-5-99/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-corintianos-assumiam-que-torceriam-pelo-river-plate-em-18-5-99/#respond Fri, 18 May 2018 08:05:20 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/05/18/especial-libertadores-99-corintianos-assumiam-que-torceriam-pelo-river-plate-em-18-5-99/

Jogadores do Corinthians assumiram publicamente que torceriam pelo River Plate na semifinal da Libertadores-99. Eliminados pelo Palmeiras nos pênaltis na fase anterior, atletas disseram que torciam contra o rival. Também pelas provocações de Paulo Nunes, que dedicara o gol na derrota diante do Flamengo para Marcelinho Carioca. “Mas já passou. Quando eu o vir vou […]

O post Especial Libertadores-99: corintianos assumiam que torceriam pelo River Plate, em 18/5/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Jogadores do Corinthians assumiram publicamente que torceriam pelo River Plate na semifinal da Libertadores-99. Eliminados pelo Palmeiras nos pênaltis na fase anterior, atletas disseram que torciam contra o rival. Também pelas provocações de Paulo Nunes, que dedicara o gol na derrota diante do Flamengo para Marcelinho Carioca. “Mas já passou. Quando eu o vir vou dar um beijo ma testa dele

O post Especial Libertadores-99: corintianos assumiam que torceriam pelo River Plate, em 18/5/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-corintianos-assumiam-que-torceriam-pelo-river-plate-em-18-5-99/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Paulo Nunes dedicava a Marcelinho Carioca o gol marcado no Flamengo, em 15/5/99 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-paulo-nunes-dedicava-gol-contra-flamengo-a-marcelinho-carioca-em-15-5-99/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-paulo-nunes-dedicava-gol-contra-flamengo-a-marcelinho-carioca-em-15-5-99/#respond Tue, 15 May 2018 04:25:51 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/05/15/especial-libertadores-99-paulo-nunes-dedicava-gol-contra-flamengo-a-marcelinho-carioca-em-15-5-99/

“O Marcelinho deveria ter mais coragem e não ficar se escondendo atrás da imagem de Deus. Ele diz que só faço gol de rebote. Mas como eu fiz um gol de cabeça no meio da zaga do Flamengo, eu dedico esse gol a ele”. Paulo Nunes dando a letra de como seguia a rivalidade contra […]

O post Especial Libertadores-99: Paulo Nunes dedicava a Marcelinho Carioca o gol marcado no Flamengo, em 15/5/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

“O Marcelinho deveria ter mais coragem e não ficar se escondendo atrás da imagem de Deus. Ele diz que só faço gol de rebote. Mas como eu fiz um gol de cabeça no meio da zaga do Flamengo, eu dedico esse gol a ele”.

Paulo Nunes dando a letra de como seguia a rivalidade contra o Corinthians, eliminado nos pênaltis na Libertadores, na canonização de São Marcos. O gol no final do jogo na derrota para o Flamengo por 2 a 1, no Rio, deixava o Palmeiras vivo na Copa do Brasil-99.

Felipão pretendia poupar quase todo o time no dia seguinte contra a Inter de Limeira, pelo SP-99. Ainda que, dependendo da combinação de resultados, o Palmeiras pudesse ser eliminado do Paulistão. A prioridade era a semifinal da Libertadores contra o River Plate. O time vinha moído. No domingo seriam seis jogos decisivos em apenas 12 dias.

Apesar de vivo em todas as competições, a crítica seguia pesada. Armando Nogueira escreveu em sua coluna que o “Corinthians foi muito melhor que o Palmeiras nas duas partidas” das quartas. E foi mesmo. E ainda cornetou o elenco alviverde que agradeceu a todos os santos (e Marcos…) pela classificação “Um dia o “Divino pode cansar de ser tão dadivoso” escreveu o mestre. Mas como o Divino é Ademir…

Paulo Roberto Falcão também não acreditava no Palmeiras. O time “revelou preocupante falta de imaginação” nos Derbys. “Uma equipe que pretende ser a melhor da América não pode tanto depender de uma jogada só” – a bola aérea.

O post Especial Libertadores-99: Paulo Nunes dedicava a Marcelinho Carioca o gol marcado no Flamengo, em 15/5/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-paulo-nunes-dedicava-gol-contra-flamengo-a-marcelinho-carioca-em-15-5-99/feed/ 0
Especial Libertadores-99: Flamengo 2 x 1 Palmeiras, em 14/5/99 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-flamengo-2-x-1-palmeiras-em-14-5-99/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-flamengo-2-x-1-palmeiras-em-14-5-99/#respond Mon, 14 May 2018 03:50:41 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/05/14/especial-libertadores-99-flamengo-2-x-1-palmeiras-em-14-5-99/

Um gol de Paulo Nunes contra o ex-clube, aos 45 do segundo tempo, ampliou as chances de o Palmeiras eliminar o Flamengo, uma semana depois, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O atacante aproveitou cruzamento da direita em escanteio e, de cabeça, fez justiça à boa partida do Palmeiras, mesmo pregado fisicamente pela sequência de […]

O post Especial Libertadores-99: Flamengo 2 x 1 Palmeiras, em 14/5/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Um gol de Paulo Nunes contra o ex-clube, aos 45 do segundo tempo, ampliou as chances de o Palmeiras eliminar o Flamengo, uma semana depois, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O atacante aproveitou cruzamento da direita em escanteio e, de cabeça, fez justiça à boa partida do Palmeiras, mesmo pregado fisicamente pela sequência de cinco jogos decisivos em 10 dias por três competições diferentes.

Paulo Nunes dedicou o gol que minimizou os 2 a 0 do Flamengo para Marcelinho Carioca, eliminado dois dias antes na Libertadores.

Felipão optou por fechar o meio-campo com três volantes, liberando Zinho para armar. O jogo foi igual na primeira etapa. Com a entrada de Euller para puxar contragolpes, o Palmeiras cresceu. Mas foi castigado por pênalti discutível marcado por Carlos Eugênio Símon em Romário. O Baixinho bateu, Marcos defendeu espetacularmente, mas, no rebote, Caio fez 1 a 0, aos 33 do segundo tempo.

“Esse gaúcho falso está prejudicando o Palmeiras porque não gosta de mim”, disse Felipão a respeito do árbitro.

Aos 40, Romário ampliou, depois de falha de César Sampaio. Desta vez Marcos não repetiu o milagre que fizera pouco antes ao salvar com os pés gol certo de Caio. Ao 45, o Palmeiras diminuiu, no escanteio cobrado da direita por Alex. E saiu satisfeito. “Acho que conseguimos nos classificar no Palestra”, disse Galeano.

Copa do Brasil/Quartas-de-Final. Jogo de ida.

Quinta-feira, 14/maio (noite)

Maracanã

Juiz: Carlos Eugênio Símon

Renda: não disponível

Público: não disponível

PALMEIRAS: Marcos; Arce (Alex), Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Galeano e

Rogério; Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Euller)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Caio 33, Romário 41 e Paulo Nunes 45 do 2º

O post Especial Libertadores-99: Flamengo 2 x 1 Palmeiras, em 14/5/99 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-libertadores-99-flamengo-2-x-1-palmeiras-em-14-5-99/feed/ 0
+9 dos 1000 clássicos do Palmeiras: 3 x 2 Corinthians, Libertadores-00 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/9-dos-1000-classicos-do-palmeiras-3-x-2-corinthians-libertadores-00/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/9-dos-1000-classicos-do-palmeiras-3-x-2-corinthians-libertadores-00/#respond Fri, 29 Sep 2017 11:29:30 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/09/29/9-dos-1000-classicos-do-palmeiras-3-x-2-corinthians-libertadores-00/

https://www.youtube.com/watch?v=vqTi2cntRS8 São 367 vitórias, 295 empates e 337 derrotas em clássicos paulistas, desde 1915. RelacionadasPalmeiras vence Ibrachina e segue invicto no Paulistão Sub-20Palmeiras entra em campo na Libertadores buscando classificação geral da competiçãoPalmeiras vence Cuiabá e quebra jejum de vitórias no BrasileirãoO Nosso Palestra elenca 9 + para lembrar sempre: Data: 06/06/2000 Local: Morumbi Juiz: Edilson Pereira […]

O post +9 dos 1000 clássicos do Palmeiras: 3 x 2 Corinthians, Libertadores-00 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

https://www.youtube.com/watch?v=vqTi2cntRS8

São 367 vitórias, 295 empates e 337 derrotas em clássicos paulistas, desde 1915.

Nosso Palestra elenca 9 + para lembrar sempre:

Data: 06/06/2000

Local: Morumbi

Juiz: Edilson Pereira de Carvalho

Gols: Euller (34’), Luizão (39’ e 52’), Alex (59’) e Galeano (71’)

Decisão nos pênaltis: Palmeiras 5 x 4 Corinthians

Gols do Palmeiras: Marcelo Ramos, Roque Júnior, Alex, Asprilla e Júnior

Gols do Corinthians: Ricardinho, Fábio Luciano, Edu e Índio (Marcelinho Carioca chutou e Marcos defendeu)

PALMEIRAS: Marcos; Rogério, Argel, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio (Tiago Silva) e Galeano; Alex; Marcelo Ramos, Pena (Luís Cláudio) e Euller (Asprilla)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

CORINTHIANS: Dida; Daniel (Índio), Fábio Luciano, Adilson e Kléber; Vampeta e Edu; Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edilson e Luizão (Dinei)

Técnico: Oswaldo de Oliveira

Terça-feira, 6 de junho. No tempo regulamentar, Palmeiras 3 a 2. Como o jogo de ida da semifinal tinha sido 4 a 3 para o Corinthians, a decisão foi para os pênaltis. Os mesmos que levaram o Verdão além e ao infinito um ano antes, na conquista da América, canonizando São Marcos. Os mesmos pênaltis que naquela noite de 2000, no mesmo Morumbi, levariam o anjo guardião palmeirense a um lugar sem igual no clube. Mais uma vez tirando o rival da Libertadores.

Aos 34 minutos, logo depois de a torcida cantar o hino, Júnior (o melhor palmeirense nas duas partidas) avançou pela lateral esquerda e cruzou para Euller bater cruzado e vencer Dida. 1 a 0.

Cinco minutos depois, Luizão empatou de cabeça. Aos 6 da segunda etapa, ele, de novo, em jogada de Edilson. Virada corintiana. Felipão inverteu os atacantes. Marcelo Ramos foi para a direita, Pena virou centroavante e Euller atacou pela ponta esquerda. Aos 14, ele foi ao fundo e deu o empate para Alex finalizar com categoria. Dez minutos depois, o meia palmeirense jogou a bola na segunda trave. De cabeça e coração, o volante Galeano virou a virada. 3 a 2.

Pênaltis. Os mesmos que eliminaram os corintianos em 1999. As duas equipes sabiam como os adversários efetuavam as cobranças em 2000. Estavam muito estudados os batedores. Marcos pensou: “Eles sabem que eu sei onde eles chutaram os outros pênaltis. Eu vou enganá-los. Eu vou no outro canto!”.

Marcos errou os lados onde bateram Ricardinho, Fábio Luciano e Edu. Todos mantiveram os cantos preferenciais… Só acertou onde bateu Índio. A bola foi no ângulo. Nem São Marcos para defender.

O Palmeiras acertou os cinco pênaltis: Marcelo Ramos, Roque Júnior, Alex, Asprilla e Júnior (que mandou no meio do gol de Dida). Na última cobrança alvinegra, o craque e melhor batedor do time de Oswaldo de Oliveira – Marcelinho Carioca, o mais polêmico da equipe.

Talvez só na Copa Rio de 1951 o Palmeiras tenha tido  tamanha torcida a favor. Ou contrária ao Corinthians.

Marcelinho Carioca bateu forte na bola. Ela veio violenta no canto baixo direito de Marcos. O santo palmeirense, com a antevisão de craque, sentiu, viu e saiu antes. Com a mão direita, espalmou a bomba. Com os braços erguidos, saiu para a mesma bandeirinha de escanteio onde Evair celebrara o pênalti dos 4 a 0 contra o Corinthians, em 1993.

Naquele corredor próximo à meta de fundo do Morumbi, Evair e Marcos fizeram dois dos maiores momentos centenários do Palmeiras. O time acabou vice-campeão da Libertadores 2000. Mas cumpriu o dever ritualístico histórico: tirar o rival da disputa.

(Tem outros 8 clássicos. Tem mais 9 posts chegando)

O post +9 dos 1000 clássicos do Palmeiras: 3 x 2 Corinthians, Libertadores-00 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/9-dos-1000-classicos-do-palmeiras-3-x-2-corinthians-libertadores-00/feed/ 0