
O Papa Francisco liderou a Igreja Católica por 12 anos (2013-2025) e é considerado o mais progressista dos religiosos que chegaram à condição de pontífice. Seu nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio.
O argentino foi o primeiro religioso latino-americano a se tornar papa, em 2013, sendo o 266º papa da Igreja Católica. A escolha de ‘Francisco’ como nome do então novo pontífice é uma referência a a São Francisco de Assis, símbolo de humildade e compromisso com os pobres, e deve-se a um brasileiro: o cardeal Cláudio Hummes.
Francisco morreu nesta segunda-feira (21), às 2h35 (de Brasília, GMT-3). O papa teve recentemente uma pneumonia que o deixou 38 dias entre fevereiro e março internado no hospital Gemelli, de Roma, a capital italiana.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, disse o comunicado emitido pelo Vaticano.
Legado e Influência do Papa Francisco
Francisco nasceu em Buenos Aires em 1936 e foi o primeiro pontífice não europeu em 1.200 anos. Bergoglio foi eleito para comandar a Igreja Católica após a renúncia do Papa Bento XVI.
Em 2017, uma delegação do Palmeiras viajou ao Vaticano e entregou ao pontífice uma camisa do Palmeiras personalizada com o nome do papa Francisco.