O Palmeiras encerrou a temporada 2024 com uma má atuação e a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, neste domingo (8), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Vice-campeão nacional e eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores, o técnico Abel Ferreira fez um balanço da temporada e citou o relatório que fez para avaliar 2024 e projetar 2025.
– O relatório está pronto, todos os anos têm coisas boas e negativas. Todos os anos têm mudanças, vendemos bons jogadores, por exemplo – analisou.
– Em quatro anos esse é o primeiro ano que não vencemos um título expressivo. Se serve de consolação, vencemos o Paulista. Perdemos Supercopa em pênaltis, eliminados na Copa do Brasil e Libertadores pelos campeões e fomos eliminados no Brasileiro pelo campeão. Nesses momentos de derrota é renovar, refletir e aprender. Infelizmente, não conseguimos chegar no topo da montanha. Dia 6 de janeiro começa tudo de novo – acrescentou.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida do Palmeiras protestou no Allianz Parque
Abel analisou os 90 minutos da derrota deste domingo (8) e foi enfático ao criticar a postura do elenco, que teve pouca intensidade e nenhum brilho na chuvosa tarde de São Paulo. O comandante afirmou ‘faltar alma’ e acrescentou que ficou triste com a atuação coletiva.
– Hoje não lutamos e fomos uma sombra daquilo que deveremos ser e merecemos todas as críticas, fomos uma sombra. Faltou alma, e temos que interpretar isso. Nem ano passado não estava tudo bem e nem agora está tudo perdido – avaliou.
– Hoje estou triste, fomos uma sombra. Muito triste com os jogadores, tinha prometido uma coisa então posso cumprir, não posso ir contra o que acredito. Estou muito triste, não estava esperando. Agora é descansar, entregar o relatório. A diretoria dirige, o treinador treina e dia 6 de janeiro volta tudo – acrescentou.
O treinador ainda frisou que a torcida presente no Allianz Parque foi generosa quando parte dos presentes aplaudiram após o apito final. Abel voltou a relembrar que a equipe foi uma sombra daquilo que se espera e afirmou novamente que o Campeonato Brasileiro foi decidido na derrota para o Botafogo.
– Os torcedores foram carinhosos conosco hoje. Fomos uma sombra daquilo oque podemos fazer. Em nossa casa contra o Botafogo falhamos, perdemos quatro chances. Até o Botafogo chutar a primeira vez já tínhamos feito quatro finalizações.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Ao projetar 2025, afirmou que em todas os anos há uma reformulação em curso e adiantou que deverá ter de quatro a cinco saídas no atual elenco, com o mesmo número de reforços.
– Houve sempre mudanças por necessidade ou vendas. O Palmeiras bateu recorde de arrecadação de dinheiro, recorde em vendas, em Socio Avanti, passou a ser a terceira maior torcida do Brasil, passando o São Paulo. Em termos de resultados o Palmeiras não é obrigado a vencer títulos de expressão em todos os anos. Não ganhamos sempre, mas exigimos isso.
– Vamos fazer a reforma de todos os anos. Saem quatro ou cinco, entram quatro ou cinco. Trocamos quando acabam ciclo e as vezes pois vendemos jogadores, como foi com o Endrick, Estêvão, Luis Guilherme.
No entanto, o português voltou a desconversar sobre a permanência ou saída do atacante Dudu. Soube o NOSSO PALESTRA, que o atleta não faz parte dos planos do Verdão para a próxima temporada e, por isso, o confronto final do Brasileirão 2024 também foi o último da trajetória do camisa 7 no clube.
– Para ser sincero, não sei (sobre este assunto). Está entregue a diretoria e ao Dudu. Não tenho muito mais a dizer em relação a isso. Em 2022, ele fez 68 jogos comigo; em 2023, 43 jogos até se lesionar, regressou esse ano, voltou ao departamento médico e ajudou sempre que pôde. Esse assunto está entregue a ele, empresário e diretoria. Ele tem contrato até o fim de 2025 – concluiu.
O Palmeiras, com 73 pontos somados, finaliza a temporada com a confirmação do vice-campeonato do Brasileirão. De férias, a equipe encerra 2024 e se prepara para o Campeonato Paulista de 2025.