Apesar do ataque do Palmeiras viver período com poucos gols, a equipe ainda ostenta dois jogadores na lista de atacantes com menos gols perdidos no Campeonato Brasileiro. Rony e Artur, dupla frequentemente criticada pela torcida, aparecem no ranking divulgado pelo SofaScore, aplicativo especializado em dados esportivos, publicado nesta semana.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A lista mostra a melhor porcentagem de conversão de oportunidades de gols para os atacantes com mais chances no Campeonato Brasileiro de 2023. Artur aparece na 5ª colocação, com 50% de aproveitamento, com cinco gols em dez grandes oportunidades. Rony, centroavante titular do Verdão, é o 9º, com 40% de aproveitamento – são quatro gols em dez chances para o camisa 10 palestrino.
Quem lidera a lista é Tiquinho Soares, com 93% de eficiência – 13 gols em 14% chances, seguido por Jonathan Calleri, do São Paulo, com 75%, e Vitor Roque, do Athletico-PR, com 59%. O levantamento leva em consideração somente jogadores com mais de dez oportunidades claras de gol.
Já em número geral de chances, quem lidera é Pulinho, do Atlético-MG, com 23 oportunidades claras, seguido por Vitor Roque e Marcos Leonardo, ambos com 17. Rony e Artur, com dez cada, são os nonos colocados. Deyverson, ex-Palmeiras, é o quinto, com 15 oportunidades e sete gols, com 47% de aproveitamento – sétimo lugar na lista de atacantes mais eficientes.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Casimiro critica Leila Pereira após coletiva de imprensa da empresária
Endrick, grande promessa do Palmeiras, não aparece na lista por não figurar entre os atletas com mais chances no Campeonato Brasileiro. No entanto, o jovem soma aproveitamento superior em relação a Artur e Rony. São cinco gols em nove chances, com aproveitamento de 55%. O Cria da Academia não figura na tabela por apenas uma chance – nove contra dez de número mínimo.
Caso Endrick figurasse com a porcentagem de 55%, estaria na quarta colocação, atrás somente do Top 3 composto por Tiquinho Soares, Jonathan Calleri, e Vitor Roque. Outro que aparece com boa porcentagem de conversão, mas não atingiu o número mínimo para aparecer na lista é Dudu, com 75%. O camisa 7, que está lesionado e não atuará mais nesta edição da competição, soma três gols em quatro chances, com apenas um erro.
Apesar de estarem na lista, Rony e Artur vivem período em baixa. O camisa 14, contratado no início do Campeonato Brasileiro, já soma 13 partidas sem balançar a rede – a última vez foi contra o América-MG, em julho. Rony, por sua vez, está com nove jogos de jejum, desde a vitória palestrina sobre o Deportivo Pereira-COL, pelas quartas de final da Libertadores.
Nesse contexto, o Palmeiras soma apenas quatro gols nos últimos oito jogos, somente três nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Abel Ferreira, em coletiva de imprensa após a derrota por 2 a 1 sobre o Santos, no último domingo (8), definiu o problema como falta de eficácia no ataque.
– Parabéns ao Santos, que ganhou, está na luta pela sobrevivência e foi capaz de fazer o que nós não fomos hoje, que foram dois gols – disse o treinador.
– Se as bolas tivessem entrado, se tivesse mais capricho na finalização, na primeira parte poderíamos ter saído com outro resultado (…) Tem sido um roteiro, uma pecha. Posso dizer que os jogadores trabalham, mas hoje a bola bateu na trave e saiu, bateu na cabeça de um jogador nosso e saiu, depois fizemos um gol de bola parada, e o que mais me deixa triste é quando não somos agressivos, competitivos – analisou Abel Ferreira na Arena Barueri.
Para corrigir a má fase ofensiva, o Palmeiras vive uma semana de treinos em meio à parada do calendário por conta da Data FIFA. O próximo jogo é na quinta-feira (19), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, contra o Atlético-MG, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão é o quarto colocado, com 44 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo, que lidera com 55.