O Palmeiras perdeu para o Flamengo por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (8), no Maracanã, perdendo a chance de assumir provisoriamente a liderança do Brasileirão. O resultado negativo mantém o tabu de sete anos sem vencer o rival carioca como visitante.
O último triunfo fora de casa contra o Flamengo ocorreu em 2016, quando venceu por 2 a 1 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O jogo, que fez parte da campanha do eneacampeonato palmeirense, ocorreu em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Desde então são sete jogos, com quatro derrotas e três empates.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira reação da família de Endrick, do Palmeiras, após convocação
Em duelos no Rio de Janeiro, o restrospecto é ainda pior. O último triunfo foi em 2015, já pela última rodada do campeonato, em vitória por 2 a 1, com gols do zagueiro Vitor Hugo e do atacante Dudu. Após esse duelo, o Verdão só venceu o adversário duas vezes pelo torneio nacional: em 2016, no 2 a 1 no Mané Garrinha, e em 2017, em vitória por 2 a 0 no Allianz Parque.
Apesar de ter vencido o Flamengo em duas finais nos últimos três anos, em triunfos na decisão da CONMEBOL Libertadores, por 2 a 1 em Montevidéu, e na Supercopa do Brasil, por 4 a 3, em Brasília, o time de Abel Ferreira conseguiu somente estes dois resultados positivos dentre os últimos dez confrontos contra o adversário – desde quando a comissão técnica portuguesa assumiu o comando, em novembro de 2020.
A última derrota contra o Flamengo, no entanto, havia acontecido há mais de dois anos. Em setembro de 2021, o Verdão foi batido por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, no último encontro antes do jogo pela final da Libertadores de 2021. Entre o jogo de 2021 até o desta quarta-feira (8) foram seis jogos, com quatro empates e duas vitórias palestrinas.
Ao todo, além de 2021 e 2023, Abel foi derrotado pelos cariocas outras duas vezes pelo Brasileirão e também uma vez pela Supercopa do Brasil, em 2021, em derrota nos pênaltis após empate em 2 a 2.
Em todo o histórico do duelo, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram em 106 oportunidades. Em confronto equilibrado, o Rubro-Negro venceu 36 partidas, enquanto o Alviverde triunfou em 39, além de 32 empates.
A derrota deixa o Palmeiras com os mesmos 59 pontos somados, podendo ver o Botafogo novamente abrir vantagem na liderança da competição. O próximo desafio do Verdão no Brasileirão acontece já no sábado (11), às 21h (de Brasília). O adversário será o Internacional, na Arena Barueri.