O Palmeiras sagrou-se Campeão Brasileiro de 2023 após empate com o Cruzeiro na noite da última quarta-feira (6) no Mineirão. Com a conquista, o Verdão conseguiu algo raro no futebol brasileiro: ser campeão sem vencer nenhum turno da competição.
É a terceira vez que isso acontece na história dos pontos corridos. Em 2009, o Flamengo garantiu o título na última rodada do campeonato nacional e, em 2012, quando o Fluminense derrotou justamente o Palmeiras na 34° rodada e sagrou-se campeão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol marcado por Endrick em vitória do Palmeiras sobre Cruzeiro
Na primeira metade desta edição do torneio, o Botafogo terminou na ponta da tabela com 47 pontos, enquanto o Alviverde ocupava a terceira colocação, com 34. Na segunda parte, o time de Abel Ferreira conquistou 36 pontos, segunda maior pontuação, atrás somente do Atlético-MG, com 39.
Com a soma dos turnos, o Palmeiras ficou com 70 pontos, dois a mais do que o Grêmio, que somou 68. O líder da primeira metade, o Botafogo, foi somente o sexto colocado, com 64. O Atlético-MG, por sua vez, apesar da grande recuperação no segundo turno, ficou em terceiro, com 66.
A conquista do Brasileirão foi a 12ª da história do time paulista, que ampliou a vantagem como maior vencedor da competição nacional. O Alviverde já era o maior campeão do torneio e ampliou a vantagem no topo da lista. Agora, no entanto, o clube também é o maior vencedor considerando apenas as edições realizadas depois de 1971, intituladas com o nome Campeonato Brasileiro, e não Taça Brasil e Taça Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão.