Categorias de base

Adversário do Palmeiras, Aster Itaqua-SP é caçula da Copinha e uma das surpresas da competição

Clube foi fundado em 2023 e é comandado pelo Grupo Aster, que também é responsável pela gestão do Aster Brasil, equipe do Espírito Santo

Aster Itaqua na disputa da Copinha (Foto: Prefeitura de Itaquaquecetuba)
Aster Itaqua na disputa da Copinha (Foto: Prefeitura de Itaquaquecetuba)

O Palmeiras enfrenta o Aster Itaquá-SP nesta segunda-feira (15) às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O adversário é o caçula entre os 128 times desta edição da Copinha e recolocou a cidade de Itaquaquecetuba no mapa do futebol brasileiro.

O time foi fundado em março de 2023 e se filiou à Federação Paulista de Futebol (FPF) somente no segundo semestre do último ano. Classificado como time-sede da Copinha, a competição é a primeira da história do clube, que tem como grande foco a formação de atletas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O Aster Brasil Itaquaquecetuba é um clube-empresa comandado pelo Grupo Aster, que também é responsável pela gestão do Aster Brasil, equipe do Espírito Santo, fundada em 2019, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Capixaba. Tanto o projeto paulista quanto a matriz capixaba têm como foco a formação de atletas – a equipe conta equipes a partir das categorias Sub-9 até o Sub-20 e ainda não tem previsão para atuar em competições profissionais no estado de São Paulo.

Na primeira fase, a time da região metropolitana de São Paulo passou em primeiro lugar do grupo 23, com sede em Itaquaquecetuba, e surpreendeu o Sport, que ficou com a segunda vaga. A equipe somou sete pontos e venceu Santo André (1-0) e Cruzeiro-AL (4-0), além de empate em 1 a 1 diante do Sport e ficou com a liderança pelo saldo de gols. Na segunda fase eliminou o Oeste, com triunfo por 1 a 0.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras empata com Suzano em jogo-treino na Academia de Futebol

A última vez que em que Itaquaquecetuba contou com um time em torneios oficiais aconteceu no ano 2000, com  a participação do Itaquaquecetuba Atlético Clube na Série B2 do Paulistão, divisão equivalente à quinta divisão – atualmente a equipe está extinta. A empolgação do município é tamanha após mais de duas décadas sem um clube, que para o duelo contra o Palmeiras a Prefeitura de Itaquaquecetuba disponibilizou ônibus para fazer o transporte de torcedores até a Arena Barueri, cerca de 25km de distância.

Se o Aster vive a primeira oportunidade de disputar uma competição, o Palmeiras chega do lado oposto. O Verdão pode se tornar o primeiro time a conquistar a Copinha três vezes seguidas. Em 2022, o Palmeiras foi campeão ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque. No ano passado, as Crias da Academia faturaram a taça ao baterem o América-MG por 2 a 1 na decisão, no Canindé.

Até o momento, Palmeiras tem 100% de aproveitamento no torneio, tendo vencido as quatro partidas que disputou, contra Queimadense-PB, União ABC-MS, Oeste-SP e Sport. O time registra 18 gols marcados e dois sofridos no campeonato – o artilheiro é o atacante Estêvão, com quatro tentos.

Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Palmeiras hoje: Sil é a nova patrocinadora, avanço na Copinha e Vitor Reis no City Palmeiras hoje: Gómez renova, e Vitor Reis entra na mira do Manchester City Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços