Categorias de base

Atual campeão, Palmeiras encara Rio Preto visando quebrar tabu

Vivendo recorde de vitórias na história da Copinha, Verdão não ganha de time anfitrião do grupo há sete anos

Palmeiras em ação pela Copinha (Foto: Fabio Menotti)
Palmeiras em ação pela Copinha (Foto: Fabio Menotti)

O Palmeiras entra em campo nesta segunda-feira (09) para enfrentar o Rio Preto-SP, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto-SP, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida pode significar a quebra de um longo tabu ao Verdão, que não vence o time anfitrião da chave desde 2016.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A última vez que o time palestrino venceu o time-sede foi quando bateu o São José por 2 a 0, no dia 7 de janeiro de 2016, há sete anos, ou seja, nas últimas seis edições do torneio. Desde então, o Alviverde empatou com a Ferroviária (2017), Taubaté (2018) e Água Santa (2021), além de ser derrotado pelo Capivariano (2019) e Ferroviária (2020) – em 2021 não houve a competição.

Antes do triunfo de 2016, a última vez que o feito havia ocorrido tinha sido em 2013, ano em que o Verdão foi semifinalista. Na ocasião, o time comandado por Narciso bateu o Grêmio Barueri por 3 a 1. Em 2014, a equipe empatou em 1 a 1 com o São Carlos e em 2015, no elenco que revelou Gabriel Jesus, em 0a 0 contra a Inter de Limeira.

Vale lembrar que, apesar de ser de São José do Rio Preto, o América-SP, adversário do Verdão na segunda rodada não é considerado como anfitrião da sede. Convidado às pressas, o time entrou no certame para substituir o Santana-AP, que desistiu de participar. Pelos critérios da Federação Paulista de Futebol (FPF) o único time-sede da chave é o Rio Preto-SP, dono do Estádio Anísio Haddad.

Com o triunfo sobre o América na última rodada, o Palmeiras chegou a oito triunfos consecutivos pela Copinha, sendo seis em 2022 e dois neste ano, registrando um recorde do clube na história da competição. Com a classificação para a encaminhada, o time palestrino deve encontrar Sampaio Corrêa-MA ou Itabaiana-SE na próxima fase da competição.

O Palestra vai em busca do bicampeonato, após conquistar o título de forma inédita e invicta no último ano, culminando a campanha vitoriosa com uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, realizada no Allianz Parque – Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes) balançaram as redes.

LEIA MAIS
Palmeiras faz treino regenerativo, e Flaco López comenta adaptação: ‘Teve de ser muito rápida’
Colo-Colo procura Palmeiras para ter Merentiel; clube estuda negócio por empréstimo
David Kauã: destaque na base do Palmeiras, interesse da Europa e surpresa na Copinha

Reformulação: Veja situação contratual de cada jogador do Palmeiras Palmeiras hoje: Facundo Torres anunciado, Paulinho encaminhado e Andreas Pereira na mira Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Na história: confira marcas de Weverton no Palmeiras Palmeiras hoje: Crias envolvidas em negociação por Paulinho, do Atlético-MG