Categorias de base

Entenda motivo da ausência de Gabriel Vareta, capitão do Palmeiras Sub-17, na Copinha

Verdão terá time jovem na competição e contará com sete jogadores do Sub-17 no elenco; zagueiro destaque ficou de fora

Gabriel Vareta com a taça da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Divulgação / V2mm)
Gabriel Vareta com a taça da Copa do Brasil Sub-17 (Foto: Divulgação / V2mm)

Capitão do Palmeiras Sub-17 durante toda a temporada de 2022, o zagueiro Gabriel Vareta, de 17 anos, ficou de fora da lista do Verdão para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com a braçadeira, o defensor ergue a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Paulistão da categoria.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Com uma equipe jovem, o treinador Paulo Victor Gomes convocou sete atletas titulares do Sub-17 para o certame, mas deixou o capitão fora da lista de selecionados. A explicação foi dada pelo próprio comandante, em entrevista ao canal Olheiros.

Com cinco zagueiros inscritos, o critério adotado pela comissão técnica foi a idade e não apenas a questão técnica. Foram chamados Henri, Michel, Talisca, Gustavo Mancha e Pedro Felipe. O primeiro é o único jogador 2002 inscrito pelo Palmeiras na Copinha, enquanto os outros quatro são das gerações 2003 (Michel e Talisca) e 2004 (Gustavo e Pedro). Gabriel Vareta nasceu em 2005.

– Hoje temos uma quantidade e qualidade de zagueiros na base do Palmeiras muito grande, então priorizamos os atletas com idade de Sub-20, nascidos em 2003 e 2004. O Vareta é um grande jogador, já trabalhou comigo no clube e na Seleção Brasileira. Temos o privilegio de ter bons zagueiros na categoria e fizemos essa opção – destacou PV.

Além de Vareta, que ainda está iniciando o processo de transição ao Sub-20, dois defensores que defenderam a categoria mais velha em 2022 não foram inscritos por Paulo Victor Gomes. São os casos de Ary e Mina. O primeiro chegou recentemente do Grêmio e só realizou duas partidas pelo Verdão. O segundo também não conseguiu sequência e entrou no gramado em apenas três oportunidades no ano. 

Contratado em 2014 para o futsal do Palmeiras, Vareta fez em 2016 a transição para o campo e passou a integrar o elenco Sub-11. Desde então, jogou nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-20 do clube, além da Sub-17, e chegou a ser convocado para as Seleções Brasileiras Sub-15 e Sub-17. Ele é um dos únicos jogadores na história do Verdão a conquistar taças do Sub-11 ao Sub-20 – foi campeão do Paulistão Sub-20 em 2020 com apenas 15 anos de idade.

Em 2022, seu contrato se estendeu até o final de 2024, com multa rescisória no valor de 80 milhões de euros – cerca de R$ 443 milhões, na cotação atual. A multa é uma das maiores entre todos os Crias da Academia. Ao todo, foram 28 jogos e três gols do zagueiro na última temporada.

O Palmeiras está no grupo 3 da Copinha, ao lado de Juazeirense, Santana-AP e Rio Preto-SP. Sediado em São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, o Verdão viaja ao município no primeiro dia de 2023. Todas as partidas da primeira fase serão realizadas no Estádio Anísio Haddad e terão transmissão do SporTV.

LEIA MAIS
‘Relacão de admiração e respeito’: Palmeiras publica texto em homenagem a Pelé
Futebol de luto! Rei Pelé morre aos 82 anos

Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos Palmeiras hoje: Saída de Dudu é ‘até breve’ e tem possível retorno no futuro com outro presidente Protagonistas do Palmeiras melhoram desempenho em relação a 2024? Veja números Palmeiras hoje: Arthur Cabral na mira, Sampaio fica e Dudu diz adeus Balanço das contratações do Palmeiras em 2024