Categorias de base

Fora dos gramados desde setembro, Figueiredo tem retorno previsto apenas para meio de 2023

Jovem se recupera gradativamente de rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, e perderá Sul-Americano Sub-17, competição que seria capitão pela Seleção Brasileira

Volante Figueiredo assina seu primeiro contrato profissional pelo Palmeiras
Volante Figueiredo assina seu primeiro contrato profissional pelo Palmeiras

Fora dos gramados desde setembro de 2022, quando teve constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o meia Vitor Figueiredo, de 16 anos, está longe de voltar aos gramados. Segundo o apurado pelo NOSSO PALESTRA, a recuperação do jovem avança gradualmente, e deverá ser finalizada somente do meio de 2023.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Com o período de afastamento maior do que o imaginado pela comissão técnica, o jovem perderá o Sul-Americano Sub-17, que será disputado em maio e teria Figueiredo como um dos protagonistas da Amarelinha – segundo soube o NP, ele seria o capitão da Seleção na competição.

A lesão já havia tirado o meia da Copinha. Aos 16 anos, a Cria da Academia seria, ao lado de Estevão, o mais novo da lista de Paulo Victor Gomes. Avisado desde setembro que jogaria a competição nacional, foi substituído por David Kauã, atleta que herdou a condição de titular na equipe Sub-17 após a lesão de Figueiredo.

O camisa 8 deve retornar aos gramados somente em junho, já na reta final da Copa do Brasil Sub-17. Caso o Palmeiras avance, deve voltar entre as semifinais e final do torneio nacional, previsto para ser encerrado em julho.

Garantido para o Campeonato Brasileiro da categoria, que se inicia em agosto, o atleta ainda poderá disputar a Copa do Mundo Sub-17, em novembro – o Brasil disputa vaga no Mundial através do Sul-Americano. Figura carimbada da Seleção, o jogador tem vaga na lista encaminhada, e, caso a Seleção se classifique, deverá atuar no Mundial.

Figueiredo havia assinado profissionalmente com o Palmeiras uma semana antes de se lesionar, em setembro, com vínculo válido por três anos, limite imposto pela lei trabalhista vigente no Brasil. A multa rescisória do jovem é de 60 milhões de euros, cerca de R$ 315 milhões.

Desde 2015 no Palmeiras, Figueiredo foi campeão estadual sub-11 duas vezes, além de campeão sub-15 e sub-17. Em 2022, antes da lesão, foram 12 jogos e seis gols marcados, além da conquista da Copa do Brasil Sub-17. A contusão ocorreu durante uma partida diante do Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2022.

Pela Seleção, foi, ao lado de Endrick e Luis Guilherme, o grande destaque da conquista do Torneio de Montaigu, realizado na França, em abril de 2022. Dentro do clube palestrino, Vitor é considerado um dos jogadores mais promissores da base do Palmeiras.

Consultado, o Palmeiras comunicou que: “O atleta Figueiredo foi submetido a uma cirurgia no joelho direito no dia 26 de setembro de 2022. Em casos de rompimento do ligamento cruzado, a recuperação pode ter duração de até 9 meses. O jogador do Palmeiras segue normalmente sua recuperação, dentro do prazo estipulado.”

LEIA MAIS
Coordenador cientifico do Palmeiras, Daniel Gonçalves é incluído na comissão da Seleção Brasileira
Mauro Beting: ‘Somos todos rústicos’
Rafael Bullara: ‘Justiça e merecimento sem ser da boca para fora’

Palmeiras hoje: Verdão inicia preparação para Copinha, e Gilberto destaca: ‘Copa do mundo da base’ Palmeiras hoje: Zé Rafael na mira do Santos Palmeiras hoje: Saída de Dudu é ‘até breve’ e tem possível retorno no futuro com outro presidente Protagonistas do Palmeiras melhoram desempenho em relação a 2024? Veja números Palmeiras hoje: Arthur Cabral na mira, Sampaio fica e Dudu diz adeus