Fora dos gramados desde setembro de 2022, quando teve constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o meia Vitor Figueiredo, de 16 anos, está longe de voltar aos gramados. Segundo o apurado pelo NOSSO PALESTRA, a recuperação do jovem avança gradualmente, e deverá ser finalizada somente do meio de 2023.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Com o período de afastamento maior do que o imaginado pela comissão técnica, o jovem perderá o Sul-Americano Sub-17, que será disputado em maio e teria Figueiredo como um dos protagonistas da Amarelinha – segundo soube o NP, ele seria o capitão da Seleção na competição.
A lesão já havia tirado o meia da Copinha. Aos 16 anos, a Cria da Academia seria, ao lado de Estevão, o mais novo da lista de Paulo Victor Gomes. Avisado desde setembro que jogaria a competição nacional, foi substituído por David Kauã, atleta que herdou a condição de titular na equipe Sub-17 após a lesão de Figueiredo.
O camisa 8 deve retornar aos gramados somente em junho, já na reta final da Copa do Brasil Sub-17. Caso o Palmeiras avance, deve voltar entre as semifinais e final do torneio nacional, previsto para ser encerrado em julho.
Garantido para o Campeonato Brasileiro da categoria, que se inicia em agosto, o atleta ainda poderá disputar a Copa do Mundo Sub-17, em novembro – o Brasil disputa vaga no Mundial através do Sul-Americano. Figura carimbada da Seleção, o jogador tem vaga na lista encaminhada, e, caso a Seleção se classifique, deverá atuar no Mundial.
Figueiredo havia assinado profissionalmente com o Palmeiras uma semana antes de se lesionar, em setembro, com vínculo válido por três anos, limite imposto pela lei trabalhista vigente no Brasil. A multa rescisória do jovem é de 60 milhões de euros, cerca de R$ 315 milhões.
Desde 2015 no Palmeiras, Figueiredo foi campeão estadual sub-11 duas vezes, além de campeão sub-15 e sub-17. Em 2022, antes da lesão, foram 12 jogos e seis gols marcados, além da conquista da Copa do Brasil Sub-17. A contusão ocorreu durante uma partida diante do Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2022.
Pela Seleção, foi, ao lado de Endrick e Luis Guilherme, o grande destaque da conquista do Torneio de Montaigu, realizado na França, em abril de 2022. Dentro do clube palestrino, Vitor é considerado um dos jogadores mais promissores da base do Palmeiras.
Consultado, o Palmeiras comunicou que: “O atleta Figueiredo foi submetido a uma cirurgia no joelho direito no dia 26 de setembro de 2022. Em casos de rompimento do ligamento cruzado, a recuperação pode ter duração de até 9 meses. O jogador do Palmeiras segue normalmente sua recuperação, dentro do prazo estipulado.”
LEIA MAIS
Coordenador cientifico do Palmeiras, Daniel Gonçalves é incluído na comissão da Seleção Brasileira
Mauro Beting: ‘Somos todos rústicos’
Rafael Bullara: ‘Justiça e merecimento sem ser da boca para fora’