Isaac e Samuel são irmãos gêmeos e, além da aparência física, têm algo em comum: os dois são jogadores da equipe Sub-15 do Palmeiras. A parceria, que vai além das quatro linhas, também tem longa data dentro do clube, já que ambos chegaram juntos ao Verdão há oito anos, em 2016.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Puma e Palmeiras oficializam renovação contratual
Aos 15 anos, os irmãos têm como semelhança até mesmo a posição dentro de campo: são laterais da equipe comandada por Lucas Macolin. Isaac atua de lateral-esquerdo e meio-campista, enquanto Samuel é lateral-direito e também joga como volante. Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, a dupla contou um pouco do dia-dia em família na equipe palestrina e o entrosamento fora dos gramados.
– Quando chego no campo e vejo que meu irmão está junto comigo fico bastante contente com isso. É uma experiência única e inexplicável falar sobre a sensação de ter o meu irmão comigo no campo. É algo especial demais – afirmou Isaac.
– Desde pequeno costumávamos a nos procurar dentro da quadra para fazer as jogadas. Desde então, continuamos assim, procurando sempre um ao outro. Fora de campo, a resenha é grande, somos muito parceiros um do outro. Nós estamos sempre juntos. Somos melhores amigos um do outro dentro e fora de campo, e desde pequeno o entrosamento já era grande – acrescentou Samuel.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
PARCERIA DE SANGUE E DE CAMPO
Nascidos em Sorocaba, cidade a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, a história da dupla sempre foi acompanhada pelo futebol e marcada por estarem sempre lado a lado em todas as equipes em que atuaram.
Samuel e Isaac deram os primeiros passos da carreira na escolinha Falcão 12/Simei Lamarca, em Sorocaba. Eles passaram ainda por outra academia na cidade do interior paulista até serem chamados para uma peneira no Verdão. Aprovados, começaram no futsal palestrino e aos nove anos passaram a atuar no futebol de campo do clube.
– Começamos aos três anos de numa escolinha. Aos seis anos, fomos chamados para fazer uma peneira no futsal do Palmeiras com a Fernanda Grande. Com nove anos, iniciamos a transição para o futebol de campo e, graças a Deus, estamos no Palmeiras até hoje – relembrou Samuel.
A trajetória é motivo de orgulho na família. Issac contou que recebe o apoio do pai e dos demais irmãos, que tinham o sonho de serem atletas de futebol e enxergam nos gêmeos o sucesso e o sonho familiar sendo realizado.
– Eles ficam felizes, pois meus irmãos e meu pai gostariam de ser jogadores de futebol. Ao ver que os filhos e os irmãos deles estão progredindo nessa área, com certeza é muita alegria para eles. Eles nos apoiam bastante e agradecemos sempre a Deus pela família que nos deu – contou Isaac.
O laço de estar ao lado do irmão é o que motiva ainda mais Isaac, que tem como grande sonho jogar pelo time profissional do Palmeiras. Ele conta ao NP que pensa em atuar no elenco de Abel Ferreira e se manter no elenco principal ao lado de Samuel, que, por sua vez, afirma querer títulos com a camisa palestrina.
– Meu maior sonho é jogar profissionalmente pelo Palmeiras, me manter no elenco profissional e conquistar muitos títulos. Seria um sonho estarmos juntos no elenco profissional. É, com certeza, uma motivação a mais. E queremos muito realizar esse sonho – contou Isaac.
– Quero muito assinar o contrato profissional com o Palmeiras e trazer muitos títulos a esse clube gigante que é o Verdão – revelou Samuel.
A dobradinha dos irmãos campeões pelo Palmeiras não seria inédita na carreira dos dois. A dupla de gêmeos é atualmente bicampeã paulista, ao conquistarem o torneio estadual nas categorias Sub-13, em 2022, e Sub-14 na última temporada. Eles são os únicos gêmeos a atingirem o feito na história dos torneios.
Em 2024, buscam aumentar o feito e conquistar tricampeonato. Os dois fazem parte do elenco palestrino que disputa o Campeonato Paulista Sub-15. O Palmeiras soma 14 jogos disputados pelo Estadual, com 12 vitórias e dois empates, somando 61 gols marcados e sete sofridos. O time lidera a segunda fase do estadual, com oito pontos em quatro jogos – duas vitórias e dois empates.
ESPELHO EM ESTÊVÃO E PIQUEREZ
Para continuar com o sonho aceso de trilhar a trajetória com a camisa alviverde, a inspiração vem de dentro do próprio clube. Samuel, que de destaca pela velocidade, tem como espelho o atacante Estevão, de 17 anos. Atualmente grande nome do time profissional, o jovem prodígio já está negociado com o Chelsea, da Inglaterra, e é somente dois anos mais velho. É justamente a juventude do camisa 41 que inspira o lateral-direito.
– Eu me inspiro no Estevão, por ser tão novo e já estar atuando no profissional. Um outro jogador que admiro é o Rodri, que é um atleta de alta qualidade e hoje é o melhor jogador da sua posição, atuando em um dos maiores clubes do mundo – disse Samuel.
Já Isaac, lateral-esquerdo, tem o uruguaio Piquerez como exemplo. O defensor titular do time de Abel Ferreira tem atributos que encantam o Cria da Academia, que definiu o jogador como “inteligente e equilibrado” por cumprir todas as funções táticas.
– Gosto bastante do Piquerez. Acho ele um jogador inteligente e que cumpre muito bem as suas funções no campo, tanto ofensiva quanto defensiva – concluiu Isaac.
Samuel e Isaac voltam a campo no dia 3 de agosto (sábado) às 09h (de Brasília), quando o Palmeiras enfrenta o Guarani, em Campinas, pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Paulista. No Paulistão, os gêmeos somam oito e sete jogos, respectivamente.