O Palmeiras Sub-17 venceu o São Paulo por 3 a 0 no último sábado (21) e sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Sub-17 pelo segundo ano consecutivo. Com o resultado, a geração 2006 do Verdão, tida como uma das mais promissoras do clube, encerrou a passagem pela categoria Sub-17 com 100% de aproveitamento em torneios nacionais.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida do Palmeiras protesta contra Leila Pereira na entrada do Clube Social
Durante os dois anos em que a geração esteve no Sub-17, a equipe conquistou as duas edições de Brasileirão (2022 e 2023) e da Copa do Brasil (2022 e 2023), os dois únicos torneios previstos pela CBF para a categoria. A partir de 2024, a equipe integrará o elenco Sub-20.
Na atual temporada, além do título do Brasileirão, conquistado após show de Estêvão, que marcou três vezes na Arena Barueri, a equipe também venceu a Copa do Brasil, em junho, batendo o Athletico-PR por 4 a 1 na final, disputada na Arena Barueri.
Em 2022, as taças vieram após vitória no Brasileirão sobre o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 1, e diante do Vasco, na Copa do Brasil, com placar agregado de 6 a 5 depois de vitória no Allianz Parque e derrota em São Januário.
A geração, que tem Endrick e Luis Guilherme como os principais expoentes, gera expectativa para a diretoria alviverde, principalmente para João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do clube. Em entrevista ao ‘ge’ em 2022, o dirigente disse que a geração iria render, ao menos, um bilhão de reais aos cofres do clube.
– Se não fizer no mínimo 200 milhões de euros nestes canhotos da categoria sub-17, pode me mandar embora porque somos incompetentes – disse João Paulo, em outubro de 2022.
Pouco mais de um ano depois, o Verdão fechou a negociação de Endrick com o Real Madrid. Luis Guilherme e Estevão, que apesar de ser nascido em 2007 sempre atuou ao lado dos mais velhos, já são alvos de sondagens de gigantes europeus.
Não à toa, a equipe palmeirense é a base da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo da categoria, em novembro, na Indonésia. Quatro nomes estão na lista, além de um quinto convocado, mas cortado por lesão. O zagueiro Vitor Reis, o meia Figueiredo (cortado) e os atacantes Estevão, Riquelme e Luighi foram chamados pelo treinador Phelipe Leal.
Ao todo, o Palmeiras teve 13 jogadores que defenderam a Seleção Brasileira Sub-17 entre 2022 e 2023. Além dos cinco convocados para o Mundial, Endrick e Luis Guilherme participaram do grupo em 2022. O goleiro Cesar, o zagueiro Benedetti e o meia Coutinho tiveram chances em 2023, enquanto os laterais Kauan Firmo e Inácio, além do zagueiro Fellipe Jack, tiveram chance em 2022.
A estrelada equipe ainda pode ‘gabaritar’ a categoria Sub-17, caso vença o Campeonato Paulista. Em 2022, a equipe ergueu a taça após golear o SKA Brasil na decisão e fechou uma Tríplice Coroa inédita nas categorias de base.
A atual edição do Campeonato Paulista Sub-17 está na semifinal e terá definição nesta semana. O Verdão de Rafael Paiva encara o São Paulo, em jogos de ida e volta. Depois de um empate por 1 a 1 em Cotia, os times voltam a se enfrentar nesta terça-feira (24), às 20h (de Brasília), em Santo André, com mando palestrino.