Após chegar ao Palmeiras para avaliações em setembro de 2023, o zagueiro marfinense Koné, de 17 anos, vem se destacando no clube, e pavimenta caminho para sequência no Verdão. Destaque na Copa Atlântico Sub-19 no início do mês, em Pernambuco, o jovem começa a trilhar a carreira na Academia de Futebol.
Por ser estrangeiro e ter menos de 18 anos, Koné ainda não pode atuar em partidas oficiais – àquelas organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde outubro de 2023, o zagueiro atua somente em duelos de torneios de caráter não-oficial, como a Copa Atlântico – o defensor marcou um gol na competição, em seis partidas disputadas.
Soube o NOSSO PALESTRA que o jovem não possuía visto para permanecer no Brasil até o último mês e vinha apenas disputar torneios pontualmente no país. Em 2023, por exemplo, além dos testes na Academia de Futebol, o defensor atuou na Copa Gramado Sub-16. Já em 2024, além da Atlântico, foi para a Europa com o Sub-18 palestrino.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Enquanto fica fora do Brasil, mantém o ritmo atuando no futebol local da Costa do Marfim. Em imagens nas redes sociais é possível ver lances do marfinense atuando no San-Pédro FC, do país africano, em julho. Além da equipe, atua também na Seleção do país.
A partir de agora, no entanto, a situação será diferente. Mesmo sem que possa atuar oficialmente, o atleta terá um visto maior para permanecer no Brasil e, consequentemente, estar em atividade com os demais atletas do elenco na Academia de Futebol, em São Paulo.
A liberação para partidas oficiais deve ocorrer apenas em 2026. Isto porque Koné completa 18 anos somente em outubro de 2025, já no final da temporada das categorias de base. Até lá, a rotina será atuar apenas em partidas não-oficiais.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Abel confirma jovens da base no profissional do Palmeiras em 2025
Caso pudesse atuar em 2024, faria parte do elenco Sub-17, vice-campeão do Brasileirão. Nascido em 2007, integra, a partir de janeiro, o elenco Sub-20. Fontes consultadas pelo NP afirmam que Koné agrada a comissão técnica e a diretoria e deve continuar na Academia de Futebol.
Presença constante da Seleção Marfinense disputou o Torneio de Montaigu, na França, com a Seleção Sub-17, em um dos principais torneios entre seleções de base do mundo. Antes de chegar ao Palmeiras, atuava pelo JEK FC, da Costa do Marfim.
Koné não foi o primeiro africano a chegar no Verdão . Em junho de 2023, o atacante ganês Thiery Axel Antwi, de 17 anos, havia sido contrato para atuar nas categorias de base do clube. O atleta fez processo de adaptação na Academia de Futebol II, em Guarulhos, mas não permaneceu na equipe. Atualmente, ele defende o Criciúma na categoria Sub-20