Já classificado, o Palmeiras ficou no empate em 1 a 1 com o Oeste na tarde desta quinta-feira (9), na Arena Barueri, pela terceira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e garantiu a liderança do grupo 19 ao término da primeira fase. Riquelme fez o gol palmeirense.
A equipe palmeirense atuou sem o zagueiro Benedetti, o meia Figueiredo e os atacantes Allan, Thalys e Luighi, promovidos por Abel Ferreira para a equipe profissional. Modificado, a equipe demorou para se encaixar e, mesmo após abrir o placar e com chances de gol para ampliar, sofreu empate no fim.
Com sete pontos, a equipe alviverde encerrou a primeira fase com duas vitórias e um empate em três jogos, somando 15 gols marcados e somente um sofrido. O Verdão espera a definição do Grupo 20 para conhecer seu adversário na próxima fase. Sport e Referência-SP já estão classificados e duelam no próximo sábado (11) para definir a liderança – quem ficar em segundo encara o Palmeiras. A segunda fase está agendada para segunda-feira (13).
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
PRIMEIRO TEMPO MORNO
O Palmeiras não conseguiu o mesmo ímpeto das outras partidas da primeira fase nos primeiros minutos de jogo. Sem grandes oportunidades para ambos os lados, as equipes travaram uma disputa intensa no meio-campo, com muitos erros de passes.
O Palmeiras sentiu a falta dos cinco atletas que subiram para o profissional. Sem Benedetti, Figueiredo, Allan, Thalys e Luighi, os escolhidos para as vagas deixadas foram Gabriel Vareta, Luis Arthur, Agner, Erick Belé e Edney. Ainda em fase de entrosamento da nova formação, os 45 minutos iniciais foram de adaptação.
O maior destaque foi Riquelme Fillipi. Aos 41 da primeira etapa, o camisa 7 driblou a marcação e arriscou com perigo, sendo a melhor chance da primeira etapa. Pelo lado do Oeste, a principal jogada saiu dos pés de Cauã, aos 5, que arriscou chute do meio campo e quase surpreendeu Deivid.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras anuncia contratação de Paulinho
SEGUNDO TEMPO DE ALTOS E BAIXOS
A entrada do atacante Sorriso deu outro vigor ao Palmeiras. Com mais velocidade, a equipe passou a ser mais agressiva e aguda. A intensidade se transformou em chances de gol: aos 4, Edney bateu forte, mas sem direção. Aos 8, Erick Belé cabeceou com perigo.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Aos 11, finalmente o gol palestrino. Após a sequência de oportunidades, finalmente o Verdão abriu o placar! Em belo cruzamento de Gilberto, Riquelme Fillipi sozinho dentro da área cabeceou abrir o placar. O quarto gol do camisa 7 nesta edição da Copinha – artilheiro da competição.
Mesmo com o gol, o Verdão continuou no ataque e criou chances até para ampliar. João Gabriel, aos e aos 25 e aos 34, teve chances de fazer o segundo, mas desperdiçou. Aos 36, foi a vez de Gilberto chegar bem no ataque.
Nos últimos minutos, o Oeste cresceu. Aos 38, Luis obrigou Deivid a fazer grande defesa. No rebote, Gabriel Vareta salvou em cima da linha. Aos 43, Wendell desviou contra a própria meta, possibilidade o empate do time de Barueri. 1 a 1 placar final.
E AGORA?
O Palmeiras encerra a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior com sete pontos ganhos. O Oeste-SP ficou com a segunda vaga do Grupo 19, com cinco pontos. Santa Cruz-AC com dois e Náutico-RR, com um, fecham a chave.
No Grupo 20, Sport e Referência-SP já estão classificados e duelam no próximo sábado (11) para definir a liderança – quem ficar em segundo encara o Palmeiras. Ambas as equipes estão com seis pontos – Boavista-RJ e Cascavel-PR já estão eliminados.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.
O Palmeiras é o atual campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Em setembro do ano passado, a equipe alviverde superou o Cruzeiro na final para ficar com o título, o terceiro da competição faturado pelo clube. O Palestra também foi finalista da Copa do Brasil Sub-20.