O Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil Sub-17 neste domingo (18), ao vencer o Athletico-PR por 4 a 1, na Arena Barueri. Tetracampeão da competição, o Verdão se isolou como clube com mais títulos do torneio e reforçou a hegemonia que vive nas categorias de base. Agora, o time é dono dos sete últimos torneios nacionais, independente da categoria.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A Copa do Brasil foi o segundo título da base em 2023, levando em consideração torneio oficiais organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da Copinha – organizada pela Federação Paulista, mas com âmbito nacional. Em janeiro, o time Sub-20 foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao vencer o América-MG no Canindé.
Na última temporada, a equipe já havia conquistado os cinco troféus que abriram a lista dos sete. Em 2022, as Crias da Academia levantaram a Copa do Brasil Sub-17, o Campeonato Brasileiro Sub-17, a Copa do Brasil Sub-20, o Campeonato Brasileiro Sub-20, e Copa São Paulo de Futebol Júnior.
VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Estêvão marca o terceiro gol do Palmeiras na final da Copa do Brasil Sub-17
Considerando apenas torneios de base organizados pela CBF, o Palmeiras chegou a 11 conquistas, se isolando ainda como maior campeão do país. O levantamento, que leva em consideração toda a história do futebol de base no país, tem o São Paulo a segunda colocação, com oito. A Copinha não está inclusa nesta lista.
Além dos troféus nacionais, o Verdão também é o atual campeão do Paulistão Sub-15 e Sub-17. No Sub-20, a sequência de cinco conquistas consecutivas, de 2017 a 2021, foi interrompida em 2022, quando o time foi eliminado nas quartas de final, pela Portuguesa.
Visando expandir o horizonte das conquistas, o próximo torneio que a base do Palmeiras vai disputar será a CONMEBOL Libertadores Sub-20, em julho. O Verdão fará sua estreia na competição no dia 03 de julho (sábado), contra o Huachipato-CHI, às 16h (de Brasília), no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile. O time está no grupo C, que também conta com Defensor Sporting-URU e Boca Juniors-ARG.