O Palmeiras está classificado para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta segunda-feira (13), o Verdão bateu o Referência-SP por 2 a 1 na Arena Barueri, em jogo válido pela segunda fase da competição. Erick Belé e Marcio Vitor marcaram os gols da equipe palmeirense.
Apesar do placar magro, o time de Lucas Andrade dominou nos 90 minutos. Após abrir o placar aos 14 minutos, com Erick Belé, a equipe sofreu o empate em falha do goleiro Deivid, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Marcio Vitor colocou números finais do duelo. O placar poderia ser ainda mais elástico se não fosse as chances claras perdidas na reta final do jogo.
Agora, o adversário do Verdão na próxima fase será o Sport, que eliminou o Oeste nos pênaltis. O duelo será disputado na próxima quarta-feira (15), ainda com horário a definir pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
ALTOS E BAIXOS
Sem a presença dos cinco jogadores alçados ao time profissional de Abel Ferreira, o Palmeiras começou pressionando o adversário desde o apito inicial. Em um 4-3-3 padrão, Lucas Andrade entrou em campo com time veloz, com Edney e Gilberto em uma dobra nas laterais pela direita e Sorriso espetado na esquerda.
Aos três minutos, Edney quase marcou um golaço para o Verdão e, aos quatro, Rafael Coutinho obrigou Vinicius operar um milagre. A pressão se transformou em gol. Aos 14, Gilberto cruzou na cabeça de Erick Belé, que abriu o placar.
O Verdão ainda criou algumas chances de perigo, mas foi o Referência quem achou o gol. Aos 27 minutos, o goleiro Deivid se precipitou e furou ao tentar afastar a bola: sorte de Duran, que ajeitou para Guima finalizar para as redes. 1 a 1.
Após sofrer o empate, o Verdão sentiu. Desorganizado, a equipe passou a ser refém de cruzamentos na área. Mesmo assim, desperdiçou duas grandes chances, com Riquelme e Edney.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
João Paulo Sampaio participa do Palmeiras Cast
CABEÇA FRIA
O Palmeiras voltou diferente para a segunda etapa. Com Márcio Vitor no lugar de Agner, a equipe ficou mais ofensiva e retomou a pressão exercida em boa parte da primeira etapa.
Aos 11, o gol de desempate finalmente saiu. Gilberto tocou para Marcio Vitor que, mesmo sem ângulo, finalizou e superou o goleiro adversário. Estreando na Copinha, o camisa 22 marcou em seu primeiro chute ao gol.
A partir do gol, o que se viu foi um caminhão de gols desperdiçados. Aos 19, Riquelme finalizou forte, mas foi bloqueado pela defesa. Aos 24, Sorriso fez bela jogada pela esquerda e tocou para Márcio Vitor dentro da área, que foi desarmado na hora do chute. Três minutos mais tarde, a principal chance palestrina. Gilberto deixou Márcio Vitor sozinho para marcar, e o autor do gol chutou para fora.
Cansado, o Referência não conseguiu esboçar uma pressão. O Palmeiras, por sua vez, valorizou a posse de bola e administrou o duelo. 2 a 1 placar final.
E AGORA?
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.
O Palmeiras é o atual campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Em setembro do ano passado, a equipe alviverde superou o Cruzeiro na final para ficar com o título, o terceiro da competição faturado pelo clube. O Palestra também foi finalista da Copa do Brasil Sub-20.