O Palmeiras tem conversas para contratar o atacante Cauã Guerra, o Cacau, destaque do Retrô, de Pernambuco. O jovem de 16 anos é filho de Laércio Guerra, dono e fundador do Retrô FC Brasil, campeão da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida protesta no Allianz Parque
Em tratativas avançadas com o Verdão, o NOSSO PALESTRA apurou que além do Alviverde, outras sete equipes formalizaram propostas pelo atacante – dentre os interessados, São Paulo, Corinthians, Vasco e Fluminense também estão na briga pelo prodígio. O encaminhamento com a equipe palmeirense, no entanto, se deu pela boa relação do clube pernambucano com João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras. As conversas evoluíram nesta semana.
O jogador está relacionado pelo Retrô para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 e um desfecho da negóciação deve acontecer somente após o término da competição, em janeiro. Para um atleta atuar na Copinha, ele necessita estar no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até outubro, e, portanto, caso fosse negociado com o Verdão em dezembro, não poderia disputar o torneio.
Retrô e Palmeiras nutrem relações próximas desde outubro de 2022, quando as equipes firmaram acordo para uma troca de metodologias de trabalho nas categorias de base, com o intuito de apresentar novas ferramentas de trabalho aos profissionais dos clubes. Desde então, o Alviverde contratou mais de dez atletas da equipe de Camaragibe – no Sub-20, o goleiro Deivid, relacionado para a equipe profissional por Abel Ferreira, foi negociado junto ao clube no início de 2023.
Cacau foi destaque do Campeonato Pernambucano Sub-17 de 2024. Foram oito gols em 11 partidas pela competição e a vice artilharia do campeonato. A equipe Camaragibe ficou com o terceiro lugar do estadual, vencido pelo Sport, e o atleta chamou atenção da diretoria palestrina.
Além dos gols pelo Sub-17, Cacau também atuou em 12 oportunidades pelo time Sub-20. Em janeiro de 2024, estreou pela categoria na Copa São Paulo de Futebol Júnior aos 15 anos, 2 meses e 16 dias e se tornou o mais jovem atleta a atuar na história da principal competição de categorias de base do Brasil. Ele esteve presente os 90 minutos da partida entre Avaí e Retrô – o duelo terminou 2 a 1 para o time catarinense.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
NEGÓCIO EM FAMÍLIA
Filho de Laércio Guerra, fundador do Retrô, Cacau é o motivo da existência do clube de Pernambuco, que disputará pela primeira vez a Série C do Campeonato Brasileiro em 2025. Laércio resolveu criar um clube do zero para tornar realidade o sonho dos dois filhos, Diego e Cauã (o Cacau), que almejavam jogam profissionalmente.
Antes da fundação do time, Cacau começou atuando por projetos sociais e chegou até a treinar em uma escolinha do Santos, na cidade de Recife. Em 2016, a equipe foi fundada, inicialmente como um projeto voltado apenas para crianças, com foco no futsal. A decisão se mostrou um sucesso. Assim, o clube passou a expandir de forma rápida e ganhou proporção.
Atualmente, além do prodígio que está perto de desembarcar em São Paulo, Diego, o filho mais velho, já atua no profissional da equipe pernambucana, que em 2025 disputará o Campeonato Brasileiro da Série C, após vencer a Série D de 2024, e a elite do Campeonato Pernabucano.