O Palmeiras foi derrotado nos pênaltis pelo flamengo após empate no tempo normal e ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Sub-20. Em partida disputada na manhã desta quinta-feira (7) no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, as equipes não saíram do zero e decidiram na marca da cal o campeonato nacional.
Nas cobranças de pênalti, Allan, Ian e David Kauã desperdiçaram para o Palmeiras, enquanto Kevin e Thalys marcaram. Kaique, por sua vez, não defendeu nenhuma cobrança, mas viu Lorran isolar por cima do gol. Em uma das penalidades, o chute de Ian foi invalidado por ‘paradinha’, proibida desde 2010 pela FIFA.
A derrota encerrou a hegemonia de títulos do Palmeiras na base, uma vez que o time era o atual vencedor dos sete últimos torneios nacionais, independentemente da categoria. Campeão do Brasileirão e Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20 em 2022, da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022 e 2023 e da Copa do Brasil Sub-17 em 2023, a equipe não era derrotada desde a temporada de 2021 em torneios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O time de Lucas Andrade encerra a campanha com 14 partidas pelo Campeonato Brasileiro, com nove vitórias, dois empates e três derrotas, somando 35 gols marcados e 16 sofridos. Os artilheiros do time no torneio foram os atacantes Daniel e Kevin, com seis tentos cada.
Para chegar até a decisão, Verdão havia eliminado o Botafogo nas quartas de final depois de empatar por 3 a 3, no Nilton Santos, e golear por 4 a 0, no Bruno José Daniel, em Santo André. Na sequência, as Crias da Academia despacharam o Corinthians na semifinal, com uma grande vitória por 5 a 1, no Bruno José Daniel, e um triunfo por 1 a 0, na Neo Química Arena.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Raphael Veiga, do Palmeiras, revela admiração por Kevin de Bruyne
O JOGO
O Palmeiras começou impondo intensidade e encaixando transições ofensivas rápidas com o trio Allan, Estevão e Kevin – o time chegou até finalizar com Patrick, mas o lance foi bem anulado por impedimento.
Após os 15 minutos iniciais, no entanto, foi o Flamengo quem tomou o controle do jogo. Com marcação encaixada, criou as melhores chances no ataque. Petterson e Lorran ficaram perto de abrir o placar, mas, com grandes defesas, o goleiro Kaique garantiu empate nos 45 minutos iniciais.
Na volta para o segundo tempo, novamente o Verdão viu o adversário ser mais agudo. Visivelmente cansado e sem grandes atuações dos principais atletas do ataque, como Kevin e Estevão, o time não achou soluções para sair da zona defensiva.
A boa chance aconteceu somente aos 25. Ian recebeu na área cara a cara com o goleiro, chutou forte, mas parou em Dyogo. No rebote, Estevão finalizou para fora. As escadas, porém, não conseguiram ser repetidas.
Com o Flamengo também cansado, os últimos 15 minutos foram amenos. Com troca de passes na intermediária, o Flamengo controlou a posse da bola, mas não chegou a levar perigo. O Verdão, por sua vez, ajustou a marcação e não permitiu espaços.
Na cobrança de pênaltis, Allan, Ian e David Kauã desperdiçaram para o Palmeiras, enquanto Kevin e Thalys marcaram. O Flamengo desperdiçou somente uma, e venceu por 3 a 2. Vice-campeonato com gosto amargo para o Verdão.