Liderado por Estêvão, camisa 10 e um dos grandes nomes das categorias de base do futebol brasileiro, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil Sub-17 neste domingo (18) ao bater o Athletico-PR por 4 a 1 na Arena Barueri. O meia-atacante deixou sua marca e foi o autor do terceiro gol palestrino na goleada.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Com a conquista, o prodígio levantou o oitavo troféu pela equipe, sendo o quarto título nacional. Ainda que tenha atuado somente na semifinal e na decisão, por conta de uma lesão no joelho que o tirou dos gramados por 90 dias, o troféu foi a primeira vez em que o jovem foi o grande protagonista da equipe, sem ter ao lado nomes como Luis Guilherme e Endrick.
Ainda assim, por conta da lesão sofrida em fevereiro, os números de 2023 são abaixo dos conquistados em 2022. Na última temporada o atacante foi o artilheiro da equipe na categoria Sub-17, com 23 gols e oito assistências em 34 jogos, e campeão do Paulista Sub-15 e Sub-17. Em 2023, o protagonismo na semifinal e final da Copa do Brasil foi apenas o quarto jogo após a lesão, com duas bolas na rede.
VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Estêvão marca o terceiro gol do Palmeiras na final da Copa do Brasil Sub-17
O troféu também é o primeiro da ‘fase profissional’ do jovem. Isso porque em abril, quando completou 16 anos, a Cria da Academia assinou o primeiro contrato profissional com o Palmeiras. O vínculo entre clube e jogador está previsto para durar três anos, tempo máximo permitido pela FIFA. Anteriormente, desde os 14 anos, Estêvão tinha somente um contrato de formação com o clube por conta da idade.
Integrado ao time Sub-20, embora ainda desça para atuar em partidas decisivas no Sub-17, o atacante de 16 anos deve ser um dos grandes nomes do Verdão na disputa da CONMEBOL Libertadores Sub-20, em julho, no Chile. Pelo Sub-20, ‘Messinho’ já faturou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2023.
O time palestrino fará sua estreia no dia 03 de julho (sábado), contra o Huachipato-CHI, às 16h (de Brasília), no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile. O time está no grupo C, que também conta com Defensor Sporting-URU e Boca Juniors-ARG.
Vindo do Cruzeiro, Estêvão chegou ao time palestrino em 2021 e desde então já venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior (2023), o Paulista Sub-17 (2022), o Paulista Sub-15 (2021 e 2022), a Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), o Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022) e Festival TSFC Sub-15 (2022). O destaque rendeu quatro convocações para a Seleção Brasileira Sub-17.