Entrevista

Atacante da Bélgica revela torcida pelo Palmeiras e deixa portas abertas: 'Afeto muito grande'

Cauã Foroni, do Gent, é filho de ex-jogador do Verdão e tem o sonho de atuar pela Seleção Brasileira

Cauan em ação pelo Gent, da Bélgica (Foto: Reprodução)
Cauan em ação pelo Gent, da Bélgica (Foto: Reprodução)

O atacante Cauã Foroni, atleta do Gent-BÉL e da Seleção Belga, não esconde o amor pelo Palmeiras. Filho do ex-jogador Daniel Oliveira, que defendeu o Verdão em 2004, o jovem belga-brasileiro de 15 anos já faz sucesso na Europa, mas reafirma as raízes brasileiras.

Nascido na Bélgica em 2008, enquanto o pai atuava no futebol local, Cauan é destaque das categorias de base do Gent, um dos principais clubes do país. Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o jovem explicou a relação com o Verdão e afirmou que mesmo como jogador, nunca foi repreendido por manifestar publicamente o time que torce.

– Desde pequeno eu vejo o meu avô e quase toda a minha família torcendo para o Palmeiras e isso foi fazendo eu criar esse afeto que tenho pelo clube. Como eu moro na Europa, eu posso falar que torço para o Palmeiras. É como se um jogador do Brasil falar o time que torce na Europa – contou.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras se classifica para final do Brasileiro Sub-20; veja bastidores

Atacante de velocidade, Cauan está no Gent desde dezembro de 2022 e ganhou destaque pelos números de artilheiro. Foram 16 gols em 15 jogos no Sub-15, além de 20 bolas na rede em 18 partidas no Sub-16. O bom desempenho garantiu vaga na seleção nacional do país, com convocações para o Sub-17 da Bélgica em duas oportunidades em 2023.

Artilheiro do Campeonato Belga Sub-16 na última temporada, Cauan é o único brasileiro do time entre todas as categorias. Na estreia da liga Sub-18 da temporada 2024/25, no último domingo (14), o atacante marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Antwerp – ao todo, são quatro gols em quatro jogos pelo Sub-18.

– O lado bom de ter nascido na Bélgica é que eu conheço o futebol e estilo de jogo europeu e morando aqui tenho a oportunidade de falar holandês, francês, inglês e, pelo fato da minha família ser toda brasileira, também falo português. O lado ruim é que eu moro longe do Brasil e dos meus familiares que estão aí, então fica sempre a saudade.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Apesar do bom retrospecto no clube, prestígio interno e convocações para a Seleção Belga, o atacante não esconde o desejo de realizar seu maior sonho enquanto jogador: atuar pela Seleção Brasileira e seguir os passos de Andreas Pereira, primeiro belga-brasileiro a atuar com a Amarelinha.

– Eu tenho muito prazer em defender a Bélgica, mas isso nunca tirou o meu maior sonho que é defender a Seleção Brasileira – revelou.

O futuro no que diz respeito a clubes, no entanto, segue sendo continuar no futebol da Europa. O jogador explica que ainda quer explorar as oportunidades no Velho Continente. Questionado sobre o desejo em atuar no Palmeiras, deixou as portas abertas, dando preferência ao clube no caso da vinda ao Brasil.

 – Eu penso em ficar na Europa e eu acredito que é o sonho de todo jogador. Aqui tem as melhores ligas e o fato de ter nascido na Europa contribui bastante para ter uma carreira de sucesso aqui. Mas se algum dia eu for jogar no Brasil, com certeza gostaria de jogar pelo Palmeiras – concluiu.

Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores Colunistas opinam: Dudu deve permanecer no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão vence Cruzeiro e se mantém com chances no Brasileiro