FALA, ÍDOLO

Cléber celebra aniversário de 30 anos de título brasileiro em 1994 pelo Palmeiras: 'Ficou marcado'

Ídolo do Verdão, zagueiro recorda momentos especiais da conquista diante do Corinthians no Pacaembu

Há 30 anos, no dia 18 de dezembro de 1994, Vanderlei Luxemburgo, Cléber, Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho, Edmundo, Evair e outros craques escreviam mais uma página de suas trajetórias dentro do Verdão com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1994.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Completadas três décadas do título que coroou o bicampeonato consecutivo da equipe, a memória de quem estava na final ainda segue viva. O zagueiro Cléber, também conhecido como Clebão é um dos que fazem questão de manter fresca a lembrança da final contra o Corinthians.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, Clebão valorizou a conquista e relembrou o lance do gol de Rivaldo, que garantiu o título no empate em 1 a 1, uma vez que a equipe havia vencido o jogo de ida por 3 a 1. Após sair perdendo ainda no início da primeira etapa, Edmundo e Rivaldo protagonizaram bela jogada aos 36 da etapa complementar e sacramentaram o oitavo título de Brasileirão do Verdão. O zagueiro relembra o lance e o considera um dos mais importantes no torneio.  

–  O título foi importante. Por ser um clássico, deu uma valorizada ainda maior. O que mais me marcou foi o lance que o Edmundo faz a jogada pela direita com passe do Antônio Carlos e rola para o Rivaldo que só completa para o gol. Ali vi que seriamos campeões brasileiros, isso está na minha memória. Depois foi só alegria, em cima deles o gostinho é sempre melhor – disse o ídolo palestrino.

– Individualmente para mim representou muito. Já tinha sido campeão em 1993, mas sabemos a dificuldade que é um bicampeonato. É um título que realmente marcou.

O time de 1994 igualou o feito da Segunda Academia, em 1972 e 1973, ao conquistar o país pela segunda vez consecutiva. Cléber diz que o gosto foi ainda mais especial, já que o finalista derrotado foi o Corinthians. Após o tabu de mais de uma década sem títulos ser superado um ano antes, o Verdão chegou ao Brasileirão de 1994 com o status de bicampeão paulista e atual vencedor nacional.

– O momento mais especial para mim foi o apito final. Até o último minuto, contra um rival, contra eles, só mesmo no apito do árbitro. Ali comemoramos, colocamos para fora todo o trabalho que havia sido realizado, o sacrifício que fizemos – relatou.

– Mesmo 30 anos depois, ficou marcado. Depois de sair da fila e vencer o Campeonato Brasileiro em 1993, a gente conquistar um bicampeonato em 1994 é marcante e todos os atletas estão marcados na história do clube por essa conquista e isso é inesquecível, é algo que ninguém tira na história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gol de Rivaldo que garantiu título do Campeonato Brasileiro ao Palmeiras em 1994 (Vídeo: Reprodução / TV Bandeirantes)

Com a conquista do Brasileirão de 1994, o Verdão chegou à incrível marca de cinco títulos em dois anos (Paulista de 1993 e 1994, Rio-São Paulo de 1993 e Brasileirão de 1993 e 1994), sendo três deles em cima do arquirrival Corinthians. Para o zagueiro, a fórmula mágica do sucesso da equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo era a constância e um meio-campo bem postado.

– O Palmeiras daquele período tinha uma defesa sólida, mas muito por conta do meio-campo. O César Sampaio, o Amaral, o Flávio Conceição faziam com que a bola do adversário chegasse na defesa meio que morta já. E o nosso ataque com Edmundo e Evair sentia essa segurança e arriscava no ataque. Eu e o Antônio Carlos na defesa tínhamos essa defesa sólida muito por conta desse trabalho – analisa.

Em seis anos de Verdão, Clebão tornou-se o terceiro zagueiro que mais jogou pelo clube, com 372 jogos, ficando atrás de Waldemar Carabina (584) e Luís Pereira (568). Com 21 gols, é o quinto zagueiro com mais bolas na rede pela equipe, atrás somente de Vágner Bacharel, com 22, Loschiavo, com 32, Luís Pereira, com 36, e Gustavo Gómez, com 38.

Além do bicampeonato brasileiro em 1993 e 1994, o defensor ainda conquistou o Campeonato Paulista em 1994 e 1996, a Copa do Brasil em 1998, a Copa Mercosul em 1998 e Copa Libertadores em 1999.   

Palmeiras hoje: Facundo Torres anunciado, Paulinho encaminhado e Andreas Pereira na mira Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Na história: confira marcas de Weverton no Palmeiras Palmeiras hoje: Crias envolvidas em negociação por Paulinho, do Atlético-MG Saiba quem são os goleiros com mais jogos pelo Palmeiras