Richard Ríos vive um dos maiores momentos de sua carreira. Destaque no Palmeiras, o meio-campista é finalista da Copa América com a Colômbia e um dos grandes nomes da campanha. Formado do futsal e promovido para o campo já no Sub-20, o jogador vem impressionando principalmente Roberto Bruno, treinador que o convocou para a seleção colombiana nas quadras e que falou com o NOSSO PALESTRA.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Richard Ríos marca golaço pela Colômbia na Copa América
– Estou muito surpreso com tudo o que o Richard (Ríos) conquistou, ter sucesso no “país do futebol”, com tanto talento como o Brasil, não é nada fácil e obviamente o alavancou para a seleção nacional, preparando-o para poder enfrentar o desafio desta Copa América – afirmou Roberto.
O técnico, apelidado como “Tico”, conheceu Ríos em uma convocação para um Sul-Americano com a seleção colombiana sub-20, quando chamou o hoje meio-campista. Na ocasião, mesmo dois anos abaixo da categoria, ele já mostrava personalidade, e, atualmente, o treinador identifica muitas marcas vindas do futsal no atleta.
– Hoje meio-campista central no futebol, ele atuou como fixo (espécie de defensor) no futsal, em que exige a marcação, ser muito técnico, atacar espaços, mudanças de ritmo e duelos 1 x 1, quebrando linhas com passes. O ponto positivo de Richard é a busca pelos chutes a gol, o futsal deixou uma marca importante no que ele joga hoje – completou.
Roberto narra que, durante seu contato com Ríos, viu um talento especial no jogador, e, para impulsionar sua essência dentro das quadras, buscava passar confiança e ajustar pequenos detalhes no jogador.
– Sou treinador, a formação dele veio nos clubes. Vi um talento especial e tivemos que acrescentar pouco nele, mais para enchê-lo de confiança, ajustar algumas coisas, mas acima de tudo deixá-lo jogar com sua essência e caráter – falou.
Por conta do grande sucesso, Roberto acredita que a passagem do meia no Palmeiras pode estar perto do fim. Com o bom futebol apresentado, o treinador vê como questão de tempo a saída de Ríos para um clube do futebol europeu.
– Acho que depois dessa Copa América vão perder o Richard no Palmeiras, mas isso é futebol, bons jogadores acabam sendo de passagem. As características dele o colocam em qualquer clube do mundo, onde quer que chegue, e desde que o treinador lhe dê confiança, ele poderá somar e fazer a diferença. Manchester City, Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão, onde quer que o coloquem, ele atuará com futebol e sacrifício – afirmou.
Parte desse sucesso é reflexo da boa Copa América que Richard faz, e que, neste domingo (14), vai disputar a final diante da Argentina. Na decisão, “Tico” não esconde a emoção por ver um “pupilo” no mais alto nível do futebol de seu país.
– Estou imensamente feliz por suas conquistas, nosso esporte na Colômbia se beneficiou com o que está acontecendo com ele. Pensar no que o Richard vai viver me emociona muito, me enche de muitos sentimentos e obviamente queremos o melhor para ele e para a equipe. Garanto que vai ser feito um grande jogo, ele é um daqueles que saem para enfrentar o desafio, é uma característica nativa – concluiu.
Richard Ríos chegou ao Palmeiras em março de 2023 após fazer bom Campeonato Paulista pelo Guarani. O meia foi visto como oportunidade de mercado e, em um ano, já chegou a assumir o posto de titular da equipe de Abel Ferreira. Neste domingo (14), às 21h (de Brasília), o jogador representará seu país na final da Copa América, diante da Argentina, no Hard Rock Stadium, em Miami, Estados Unidos.