
O Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira (23) em mais uma semifinal de Libertadores, algo corriqueiro nos últimos anos, e também para Abel Ferreira. O treinador disputa sua quinta semifinal da competição, em busca da terceira final.
No comando alviverde desde novembro de 2020, o português, além das classificações às decisões que ocasionaram os títulos em 2020 e 2021, foi longe nas edições de 2022, 2023, quando foi eliminado por Athletico-PR e Boca Juniors, respectivamente, e agora em 2025 busca o tira-tema.
Se fosse um clube, Abel Ferreira teria mais semifinais de Libertadores do que Atlético-MG (3), Corinthians (2), Fluminense (2), Botafogo (1) e Vasco (1). Veja o ranking de brasileiros com mais semifinais.
- Palmeiras – 12
- Grêmio e São Paulo – 10
- Santos – 9
- Cruzeiro, Flamengo e Internacional – 6
- Abel Ferreira – 5
- Atlético-MG – 3
- Corinthians e Fluminense – 2
- Botafogo e Vasco – 1
Em busca do tetracampeonato
Dono da melhor campanha na primeira fase da competição continental (com seis vitórias em seis jogos), o Palmeiras eliminou em seguida o Universitario-PER (nas oitavas) e o River Plate-ARG (nas quartas). Este será o primeiro mata-mata do Verdão contra a LDU-EQU e o terceiro contra equatorianos no geral, todos em Libertadores: caiu para o Barcelona-EQU nas oitavas de final de 2017 e eliminou o Delfín-EQU nas oitavas de 2020, ano em que conquistou o título.
Em 51 confrontos eliminatórios disputados na história da Libertadores, o Maior Campeão do Brasil ficou com o título três vezes, avançou de fase outras 31, foi vice três vezes e foi eliminado em 14 ocasiões.
Próximos jogos do Palmeiras
- LDU x Palmeiras – Conmebol Libertadores – 23/10 – 21h30 (de Brasília)
- Palmeiras x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – 26/10 – 20h30 (de Brasília)