Os treinadores Abel Ferreira, do Palmeiras, e Rogério Ceni, do São Paulo, participaram de coletiva de imprensa na sede da Federação Paulista de Futebol nesta terça-feira (29) e não pouparam elogios ao falar do trabalho do outro. O Verdão faz o primeiro jogo da final contra o tricolor nesta quarta-feira (30), às 21h40 (de Brasília), no Morumbi.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Nos números, Palmeiras e São Paulo foram as melhores equipes na primeira fase da competição. O Verdão obteve pontuação histórica com 30 pontos em 12 jogos, um recorde no atual formato, e única invencibilidade entre as 16 equipes participantes. Já o São Paulo, foi à fase final com 23 pontos em 12 jogos e a segunda melhor campanha. Ambos os times conseguiram duas vitórias até a decisão, em duas partidas. Para Abel Ferreira, são os dois melhores times do torneio.
– Vocês tiveram uma amostra do jogo que tivemos por lá. Tivemos um jogo equilibrado e depois de abrirmos o marcador e nosso adversário nos empurrou para trás. Uma equipe organizada, com uma boa mistura de jovens jogadores e experientes. Fico contente porque as duas melhores equipes estão na final e não é sempre que isso acontece. Isso mostra o mérito e o trabalho dos dois treinadores, elencos e clubes. Acho que no primeiro jogo eles terão vantagem por jogar em casa com seu público. Uma equipe que é muito forte em casa, mas vamos procurar impor o nosso jogo. Respeitamos muito nosso adversário, mas queremos vencer.
Rogério Ceni seguiu a mesma linha do treinador português, avaliou o elenco alviverde e destacou as conquistas recentes do Verdão. O Palmeiras de Abel Ferreira conquistou nos últimos 15 meses dois títulos da Libertadores, um da Copa do Brasil e outro da Recopa. Além de chegar em outras cinco finais, contando com o Paulistão 2022.
– Um treinador decifra a outra equipe. Palmeiras joga com muita velocidade a frente, com jogadores importantes e o problema é que eles são talentosos, se não tivesse uma zaga tão talentosa, tão firme e competente. Mas confiamos também no potencial coletivo e individual de nossos jogadores. Sabemos que enfrentar o Palmeiras no domingo na casa deles será difícil e por isso vamos tentar vencer o primeiro jogo. Ninguém ganha Libertadores por acaso, só com competência, com administração de grupo, com grandes jogadores, o que é o caso do Palmeiras, o momento que vive hoje.
Apesar dos elogios mútuos, ambos os treinadores se esquivaram de perguntas sobre quais atletas do rival gostariam de ter ao seu lado e mostraram confiança em seus próprios jogadores para a decisão.
– Acredito que o Rogério vai responder da mesma forma que eu e te digo que confio nos meus jogadores, acredito nos meus. Sei que o adversário tem jogadores muito qualificados. O São Paulo tem um grande elenco e treinador e luta para ser campeão. Temos uma ligeira vantagem por trabalhar a mais tempo, mas em uma final tudo pode acontecer. Queremos ter um bom primeiro jogo para depois conseguir fechar em casa – analisou Abel.
– Poderia tecer vários elogios a todos do Palmeiras, é um time completo. Jogar contra os melhores é bom, ter os melhores é bom. Mas o que conta para mim é aqueles que vestem a mesma camisa que eu e é eles que eu tenho que valorizar – disse Ceni.
Ambos os treinadores também responderam de forma alinhada sobre a equipe que merece ser a campeão do torneio estadual em 2022. Abel Ferreira destacou a melhor campanha alviverde e que o título seria do Verdão no caso de torneio no sistema de pontos corridos, mas avaliou o merecimento de outra forma com a decisão em dois jogos.
– Eu posso merecer muita coisa, mas ter é outra. Trabalhamos muito e estamos a demonstrar isso. Fizemos um Paulistão muito forte e consistente, mas estamos falando sobre uma final. Se fosse pela regularidade da competição, os vencedores deveria ser o Palmeiras. É uma final e não se contam os pontos. São dois jogos. Gostaria que fosse jogo único. O mérito vai depender daquilo que nos fizermos dentro de campo, o resultado vai depender daquilo que nos formos capazes de fazer dentro de campo.
Além dos treinadores de cada uma das equipes, também participaram da coletiva o zagueiro Gustavo Gómez, do Alviverde, e o lateral Rafinha, do São Paulo. O primeiro jogo da final do Paulistão acontece na próxima quarta-feira (30), às 21h40 (de Brasília), no Morumbi. O jogo de volta será no domingo (3), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque.
Acesse o Flashscore e acompanhe resultados ao vivo do Palmeiras, próximos jogos e estatísticas das partidas.
LEIA MAIS