DÚVIDAS!

Abel Ferreira mantém mistério e repete estratégia de finais anteriores às vésperas da decisão da Libertadores

Treinador ainda tem algumas lacunas no time titular do Verdão

Abel Ferreira
Abel Ferreira está há cinco anos no comando do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A menos de 48 horas da final da Copa Libertadores, Abel Ferreira mantém o ambiente no Palmeiras sob absoluto controle e suspense. Assim como ocorreu nas duas últimas decisões continentais que disputou, o treinador voltou a preparar surpresas e alimentou dúvidas sobre a escalação que deve enfrentar o Flamengo neste sábado (29).

Nas finais anteriores, Abel surpreendeu adversários com escolhas inesperadas: mudanças estruturais, alterações de função e até a presença de jogadores que não eram considerados favoritos para começar entre os titulares. Em 2020, a utilização de Zé Rafael como peça híbrida chamou atenção. Em 2021, a entrada de Gustavo Scarpa como ‘ala’ confirmou o aspecto estratégico do português. Agora, em 2025, o enigma permanece.

Desta vez, as principais indefinições estão concentradas na camisa 5 e na função de ponta, posições tratadas internamente como chave para o comportamento tático na final. O elenco treinou durante a semana com variações que mantêm a dúvida sobre quem assume o posto de primeiro volante e quem será escalado pelo lado do campo no quarteto ofensivo.

Abel também reforçou o clima de mistério ao deixar exatamente 11 jogadores em São Paulo na sexta-feira, um movimento que abriu espaço para interpretações. A dúvida que se instalou é se o treinador buscou confundir o Flamengo ao colocar em viagem apenas os atletas que, teoricamente, estariam relacionados, ou se de fato revelou o time titular com antecedência.

Próximo jogo do Palmeiras

Palmeiras x Flamengo – Conmebol Libertadores – 29/11 – 18h (de Brasília)