DE VOLTA

Abel Ferreira pode comandar Palmeiras na Copa do Brasil mesmo suspenso no Brasileirão; entenda

Treinador cumpre gancho de sete jogos, mas punição vale apenas para o Campeonato Brasileiro

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do G Novorinzontino, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Barueri. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do G Novorinzontino, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Barueri. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, estará à beira do campo no duelo contra o Jacuipense-BA, nesta quinta-feira (23), no Allianz Parque, pela Copa do Brasil, mesmo cumprindo suspensão dada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Isso acontece porque a punição imposta pelo STJD vale apenas para o Campeonato Brasileiro. Apesar de ambos os torneios serem organizados pela CBF, as competições são tratadas de forma independente para cumprimento de suspensões.

Entenda a punição

Abel foi suspenso por sete partidas após expulsões em jogos contra Fluminense e São Paulo, pelo Brasileirão. Nos dois casos, o treinador foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de conduta contrária à ética esportiva.

Inicialmente, a pena chegou a oito jogos, mas foi reduzida para sete após julgamento no Pleno do STJD.

Até agora, Abel já cumpriu quatro partidas de suspensão: foram duas automáticas, logo após as expulsões, e outras duas em jogos recentes, nos confrontos contra Corinthians e Athletico-PR.

Com isso, o treinador ainda precisa cumprir mais três jogos de gancho — todos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Na última semana, Abel já havia comandado o time palestrino na vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal-PER, na Libertadores. Na ocasião, ele preferiu não comentar sobre a punição.

Acompanhei tudo o que se passou naquela sala, mas vou guardar para mim o que penso seja para quem deu quatro partidas, duas partidas e quem decidiu manter. Não tenho nada a dizer.