Notícias Palmeiras

Abel Ferreira busca primeira vitória sobre Felipão para ficar ainda mais perto do título do Brasileirão

Dois dos maiores treinadores da história do Palmeiras, eles já se enfrentaram três vezes; Abel busca Brasileirão para 'completar' títulos pelo Verdão, enquanto Felipão tem pela frente chance de conquistar sua terceira Libertadores

Abel Ferreira e Felipão se encontraram antes do brasileiro assumir o Athletico-PR, em 2022 (Foto: Cesar Greco)
Abel Ferreira e Felipão se encontraram antes do brasileiro assumir o Athletico-PR, em 2022 (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras enfrenta o Athletico-PR nesta terça-feira (25) às 21h30 na Arena da Baixada pela 34ª rodada do Brasileirão. Caso vença a partida, o Verdão pode confirmar seu 11º título do campeonato nacional, dependendo de outros jogos que acontecem na quarta-feira (26).

Será o terceiro encontro entre Abel Ferreira e Felipão. Até aqui, o treinador português não conseguiu vencer o pentacampeão mundial. Foram duas derrotas (pelo primeiro turno do Brasileirão e pela ida da semifinal da Libertadores) e um empate (jogo de volta da semifinal da competição continental, que acabou classificando os paranaenses para a final).

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Dois dos maiores comandantes da história do Palmeiras, Abel e Felipão possuem relação anterior. O brasileiro foi responsável pela primeira convocação do então lateral-direito português para sua seleção nacional, em 2004. Após vencer o Verdão por 2 a 0 pelo primeiro turno do Brasileirão, Scolari rasgou elogios ao treinador do Verdão.

– Ele (Abel Ferreira) não tem nada para aprender, não. Ele já tem duas Libertadores e acredito que seja um dos maiores vencedores do torneio. E não é só a campanha, mas a forma de dirigir, o envolvimento dos jogadores. O Abel criou um ambiente espetacular. Não quero que isso soe mal… mas, por conta das duas Libertadores, o Abel já deu muito mais para o Palmeiras do que eu – comentou

O confronto entre as equipes pelo primeiro turno há 19 rodadas, aliás, foi a última derrota do Alviverde na competição. Na ocasião, o adversário visitou o Allianz Parque com um time repleto de reservas, e o cenário se repetirá nesta terça-feira, uma vez que o Athletico-PR disputa a final da Libertadores neste sábado (29) em Guayaquil, no Equador.

Luiz Felipe Scolari busca sua terceira Libertadores, torneio no qual Abel Ferreira é o atual bicampeão. Ao treinador português, só falta o Brasileirão para completar sua coleção de troféus dos principais torneios do calendário pelo Palmeiras. E o último técnico a conquista a competição pelo clube foi justamente Felipão, em 2018.

A confirmação do título será o sexto troféu de Abel pelo Verdão, igualando Felipão. À frente da dupla, apenas Oswaldo Brandão, com sete, e Vanderlei Luxemburgo, com oito.

A história registra 22 encontros entre o Palmeiras e Felipão – 15 enquanto ele estava no comando do Grêmio e quatro com o treinador no Cruzeiro, além dos três jogos com o Athletico-PR em 2022. O Verdão soma oito vitórias, oito empates e seis derrotas contra equipes treinadas pelo ídolo.

LEIA MAIS:

Giuliano Formoso

Editor

Jornalista formado pela PUC-SP e palmeirense desde o nascimento há 27 anos. No Nosso Palestra desde 2020 e privilegiado por trabalhar com o que mais ama. Corneteiro de marca maior, mas sempre querendo o melhor para o clube.

Jornalista formado pela PUC-SP e palmeirense desde o nascimento há 27 anos. No Nosso Palestra desde 2020 e privilegiado por trabalhar com o que mais ama. Corneteiro de marca maior, mas sempre querendo o melhor para o clube.

Palmeiras hoje: Leila confirma conversa por renovação com Abel e desmente possibilidade de Cristiano Ronaldo Palmeiras hoje: Verdão vive expectativa por chegada de empresário para renovar com Abel Palmeiras hoje: Vitória sobre Cerro Porteño fora de casa Palmeiras hoje: Verdão é multado pela Conmebol por gesto racista de torcedor Palmeiras hoje: Ingressos mais baratos para clássico em Barueri