
O Palmeiras enfrenta o Athletico-PR nesta terça-feira (25) às 21h30 na Arena da Baixada pela 34ª rodada do Brasileirão. Caso vença a partida, o Verdão pode confirmar seu 11º título do campeonato nacional, dependendo de outros jogos que acontecem na quarta-feira (26).
Será o terceiro encontro entre Abel Ferreira e Felipão. Até aqui, o treinador português não conseguiu vencer o pentacampeão mundial. Foram duas derrotas (pelo primeiro turno do Brasileirão e pela ida da semifinal da Libertadores) e um empate (jogo de volta da semifinal da competição continental, que acabou classificando os paranaenses para a final).
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Dois dos maiores comandantes da história do Palmeiras, Abel e Felipão possuem relação anterior. O brasileiro foi responsável pela primeira convocação do então lateral-direito português para sua seleção nacional, em 2004. Após vencer o Verdão por 2 a 0 pelo primeiro turno do Brasileirão, Scolari rasgou elogios ao treinador do Verdão.
– Ele (Abel Ferreira) não tem nada para aprender, não. Ele já tem duas Libertadores e acredito que seja um dos maiores vencedores do torneio. E não é só a campanha, mas a forma de dirigir, o envolvimento dos jogadores. O Abel criou um ambiente espetacular. Não quero que isso soe mal… mas, por conta das duas Libertadores, o Abel já deu muito mais para o Palmeiras do que eu – comentou
O confronto entre as equipes pelo primeiro turno há 19 rodadas, aliás, foi a última derrota do Alviverde na competição. Na ocasião, o adversário visitou o Allianz Parque com um time repleto de reservas, e o cenário se repetirá nesta terça-feira, uma vez que o Athletico-PR disputa a final da Libertadores neste sábado (29) em Guayaquil, no Equador.
Luiz Felipe Scolari busca sua terceira Libertadores, torneio no qual Abel Ferreira é o atual bicampeão. Ao treinador português, só falta o Brasileirão para completar sua coleção de troféus dos principais torneios do calendário pelo Palmeiras. E o último técnico a conquista a competição pelo clube foi justamente Felipão, em 2018.
A confirmação do título será o sexto troféu de Abel pelo Verdão, igualando Felipão. À frente da dupla, apenas Oswaldo Brandão, com sete, e Vanderlei Luxemburgo, com oito.
A história registra 22 encontros entre o Palmeiras e Felipão – 15 enquanto ele estava no comando do Grêmio e quatro com o treinador no Cruzeiro, além dos três jogos com o Athletico-PR em 2022. O Verdão soma oito vitórias, oito empates e seis derrotas contra equipes treinadas pelo ídolo.
LEIA MAIS: