Notícias Palmeiras

Abel Ferreira vence mesmo número de mata-matas que Corinthians em toda Libertadores

Treinador do Palmeiras desde 2020, português tem dez classificações em jogos eliminatórios pela competição continental

Abel comanda o Palmeiras na Libertadores (Foto: Divulgação/Conmebol)
Abel comanda o Palmeiras na Libertadores (Foto: Divulgação/Conmebol)

O Palmeiras começa a disputar no dia 30 de agosto a semifinal da Copa Libertadores contra o Athletico-PR, em Curitiba. Este será o décimo primeiro mata-mata de Abel Ferreira pelo clube na competição e ele venceu todos disputados até o momento. O número, por exemplo, é o mesmo vencido pelo Corinthians em toda a história em 16 participações do rival no torneio.

O comandante português está na disputa da terceira Libertadores. Ele venceu duas delas e está na semi da terceira edição. Neste período, já superou o rival em participações na semifinal, uma vez que a equipe de Itaquera chegou a esta fase somente duas vezes. Ainda, o português levantou mais taças que o Corinthians, que foi campeão do torneio em 2012.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O Corinthians soma 50% de aproveitamento em semifinais de Libertadores. Em 2000, o Corinthians foi derrotado justamente pelo Palmeiras nos pênaltis na decisão eternizada pela defesa do goleiro Marcos em chute de Marcelinho Carioca. Em 2012, os comandados de Tite, hoje treinador da Seleção Brasileira, avançaram sobre o Santos e venceram o torneio diante do Boca Juniors.

Situação oposta de Abel, que venceu ambas as semifinais que disputou. Em 2020, diante do River Plate, impôs uma impiedosa goleada por 3 a 0, fora de casa, e no ano seguinte superou o Atlético Mineiro, no Mineirão, graças ao gol qualificado no empate por 1 a 1 fora de casa.

Em 2022, o treinador terá pela frente o Athletico-PR de Luiz Felipe Scolari. Velhos conhecidos, Felipão foi comandante de Abel quando o pentacampeão dirigia a Seleção Portuguesa e o atual treinador palmeirense era lateral-direito do Sporting, de Portugal. Campeão da Libertadores de 1999 com o Palestra, o veterano professor também chegou a três semifinais com o Verdão na competição, em 1999, 2000 e 2018.

Abel Ferreira está no Palmeiras desde novembro de 2020 e se tornou, em pouco mais de um ano, o primeiro técnico da história a colecionar pelo menos um título de campeonato estadual, um de campeonato nacional e um de campeonato internacional pelo Verdão. Ao todo, o português chegou a nove finais com o clube, atrás apenas de Scolari, que soma dez decisões.

Mata-matas vencidos por Abel na Libertadores:
2020: Delfín (oitavas)
2020: Libertad (quartas)
2020: River Plate (semifinal)
2020: Santos (final)
2021: U.Católica (oitavas)
2021: São Paulo (quartas)
2021: Atlético-MG (semifinal)
2021: Flamengo (final)
2022: Cerro Porteño (oitavas)
2022: Atlético-MG (quartas)

Mata-matas vencidos pelo Corinthians na Libertadores:
1996: Espoli (oitavas)
1999: Jorge Wilstermann (oitavas)
2000: Rosario Central (oitavas)
2000: Atlético-MG (quartas)
2012: Emelec (oitavas)
2012: Vasco (quartas)
2012: Santos (semifinal)
2012: Boca Juniors (final)
2015: Once Caldas (fase preliminar)
2022: Boca Juniors (oitavas)


LEIA MAIS:

Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores Colunistas opinam: Dudu deve permanecer no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão vence Cruzeiro e se mantém com chances no Brasileiro