REMAR CONTRA A MARÉ

Abel Ferreira tenta feito inédito no Palmeiras no dia em que completa cinco anos no clube

Verdão foi derrotado por 3 a 0 pela LDU na partida de ida da semifinal da Libertadores e agora precisa vencer por quatro gols de diferença para se classificar à final

Abel Ferreira em Palmeiras x Red Bull Bragantino (Foto: Cesar Greco)
Abel Ferreira em Palmeiras x Red Bull Bragantino (Foto: Cesar Greco)

Abel Ferreira completa cinco anos no comando do Palmeiras nesta quinta-feira (30) e tenta algo inédito em sua trajetória no Verdão, precisando uma virada histórica em uma semifinal de Libertadores.

O Palmeiras foi derrotado por 3 a 0 pela LDU na partida de ida da semifinal da Libertadores, em Quito, e agora precisa vencer por quatro gols de diferença para se classificar para a final. Caso vença por três, a vaga será decidida nos pênaltis. Até hoje, nenhum time que perdeu o primeiro jogo desta fase do torneio continental por três gols conseguiu reverter e avançar à decisão.

A derrota por três gols de diferença é algo raro para o Palmeiras de Abel. Com o português no comando, o Verdão só havia perdido três vezes com essa diferença no placar. Todas elas foram como visitante e pelo Brasileirão, em 2022 (quando já era campeão, contra o Internacional), 2023 (diante do Flamengo) e 2024 (contra o Fortaleza).

Por sua vez, em 2025, o Palmeiras venceu por quatro gols ou mais algum adversário três vezes: Red Bull Bragantino, Universitário-PE ,  e Sporting Cristal.

Apoio da torcida

Logo após o empate por 0 a 0 com o Cruzeiro no último domingo (26), pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Abel Ferreira disse “crer em uma noite mágica” para o confronto diante dos equatorianos e convocou a torcida para apoiar durante os 90 minutos apesar da desvantagem no placar global.

“Na quinta-feira, preparam-se para uma noite mágica. Convoco nossos torcedores para que não parem de cantar pela a nossa equipe. Nós somos a equipe da virada e tenho fé que algo mágico vai acontecer quinta-feira. Não me perguntar como, mas é isso que eu acredito”, disse o português.

6º clube com mais finais na história, o Maior Campeão do Brasil busca uma vaga na decisão pela sétima vez (atualmente com seis, está ao lado de São Paulo e Nacional-URU, podendo alcançar Independiente-ARG, River Plate-ARG e Olimpia-PAR, os três com sete, ficando atrás só de Peñarol-URU, com 10, e Boca Juniors-ARG, com 12).

O jogo de volta entre Palmeiras e LDU acontece nesta quinta-feira (30), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Palmeiras x LDU – Conmebol Libertadores – 30/10 – 21h30 (de Brasília)
  • Juventude x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 02/11 – 18h30 (de Brasília)
  • Palmeiras x Santos – Campeonato Brasileiro – 06/11 – 21h30 (de Brasília)