Após a saída de Tite da Seleção Brasileira, com eliminação da Copa do Mundo do Catar nas quartas de final, a CBF iniciou a busca por um novo treinador. Multicampeão pelo Palmeiras nos últimos anos, Abel Ferreira está entre os principais nomes.
No radar da Seleção, o técnico português tem contrato com o Verdão até 2024, com multa rescisória considerada elevada. Assim como pretende a diretoria, sua ideia inicial é permanecer no comando do Alviverde no mínimo até o fim do vínculo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A possibilidade de comandar a seleção mais vezes campeã mundial é tentadora para a carreira de qualquer treinador. Abel, no entanto, reitera que não tem isso incluso nos planos para os próximos anos. O comandante quer, na verdade, tirar um ano sabático após cumprir contrato com o Palmeiras.
A ascensão meteórica no Brasil o levou de personagem desconhecido para técnico com trabalho mais longevo em pouco mais de dois anos. Mais do que destaque nacional, o português criou enorme identificação com a torcida do Verdão e bom relacionamento com diretoria e jogadores do clube.
Para seguir no Brasil, sua família mudou-se de Portugal nesse ano. O processo contou com apoio da presidente Leila Pereira, que tem canal aberto com o treinador e ajudou a convencê-lo a dar sequência ao projeto vencedor no clube.
Todos esses fatores pesam a favor da permanência de Abel em caso de possível convite da CBF. Além disso, a relação do técnico com a confederação não é das melhores. Desde que chegou ao país, ele teve críticas ao calendário e à organização do futebol brasileiro, sem contar os comentários negativos a respeito da arbitragem.
Inclusive, não é apenas o treinador que vive problemas com a entidade. Em 2022, o Palmeiras teve embates com a CBF e enviou, mais de uma vez, ofícios à comissão de arbitragem. Mais recentemente, o clube sentiu-se lesado com ideia da realização da Supercopa fora do Brasil a fim de favorecer o deslocamento do Flamengo.
Sendo assim, esse não é o momento mais simples para que hajam tratativas em torno de Abel Ferreira entre as partes. Embora exista o interesse da Amarelinha, o cenário tende ao cumprimento do contrato do português com o Palmeiras até 2024.
LEIA MAIS:
Cria da Academia, Aníbal é anunciado por novo clube e se despede do Palmeiras
Lucas Esteves volta de empréstimo e será testado pelo Palmeiras
Palmeiras marca na segunda etapa, vence Ferroviária e vai à final do Paulistão Feminino