
O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0 na noite deste sábado (29) e ficou com o vice-campeonato da Libertadores, em jogo único disputado em Lima, no Peru. Após a partida o treinador Abel Ferreira admitiu que o adversário foi superior na partida.
– Olha, não vou justificar muito. Só vou dizer que o adversário foi melhor. Mais experiente, lidou melhor com a tensão de uma final. Sinceramente, a experiência ganhou da irreverência. Foram melhores. Apesar do jogo ter sido decidido no detalhe, o adversário foi melhor.
– Para ser sincero, apesar de termos uma equipe jovem, nos faltou coragem e ousadia. A forma do adversário jogar não é surpresa. Mas mais do que dar justificativa, é dizer que o adversário foi melhor, mais cascudo, mais experiente.
Abel também falou sobre as características dos elencos. Ao falar que faltou experiência ao clube, voltou a frisar que o time do Flamengo possui atletas mais velhos. No entanto, afirmou que não pretende mudar a filosofia de contratar jovens para 2026.
– São equipes em momentos diferentes. Palmeiras tem uma equipe em crescimento, Flamengo tem uma equipe bem madura e isso se viu hoje. Danilo, Alex Sandro, Jorginho, Bruno Henrique.
– Quando comparamos Vitor Roque com Bruno Henrique, Alex Sandro, Jorginho… Ganharam a Libertadores agora com 30 e tantos anos. Ele tem 19, 20 anos. Vai ter muitas oportunidades para ganhar. Fica de experiência. Experiência para o Flaco, para o Alan, para o Giay. Elencos em estados de maturidade competitiva completamente diferente.
O português ainda rebateu as critícias de encerrar os 90 minutos do duelo sem nenhuma finalização ao gol. Para o treinador, o jogo foi resolvido na bola parada, ainda embora o adversário tenha sido melhor em grande parte do jogo.
– Entendo todas as críticas, não fomos capazes de fazer o jogo que queríamos. Na minha opinião, pelo fator mais mental da ousadia e coragem que poderíamos ter tido. O jogo foi resolvido no detalhe da bola parada.
Por fim, disse que a equipe demorou para se soltar e só foi ao ataque após sofrer o gol do zagueiro Danilo. Ele reclamou que a equipe não conseguiu trocar passes e rebatia as bolas que vinham na defesa.
– A verdade é que só nos soltamos depois de levar o gol. Por que eu digo que o adversário foi mais experiente e cascudo? Os meus jogadores quase sempre passavam a bola de primeira. Num jogo como esse, você tem que ter coragem de dominar a bola sobre pressão, conduzir, driblar se for o caso. Se toca de primeira, sente que tem um peso, que não estão soltos, que falta ousadia e coragem.
E agora?
O Palmeiras volta campo pelo Campeonato Brasileiro, única competição restante na temporada, na próxima quarta-feira (3) contra o Atlético-MG, fora de casa, em jogo originalmente da 34ª rodada, mas disputada na semana 37 da competição.
O Verdão soma 70 pontos e ocupa a vice-liderança do Brasileirão, atrás do Flamengo, com 75. Uma vitória do time carioca na quarta-feira ou um tropeço palestrino garante o título ao adversário.
Próximos jogos do Palmeiras
- Atlético-MG x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 03/12 – 21h30 (de Brasília)