ACESSIBILIDADE

Allianz Parque inaugura nova sala sensorial em jogo do Palmeiras nesta quarta-feira

Indicado para pessoas neurodivergentes, espaço oferece kit sensorial para o público com isolamento acústico, equipamentos adequados e equipe especializada

(Foto: Divulgação / Allianz Parque)
(Foto: Divulgação / Allianz Parque)

Nesta quarta-feira (15), durante o jogo entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, ocorre a inauguração da nova sala sensorial do Allianz Parque. O espaço, que é utilizado para atender pessoas neurodivergentes em momentos de desregulação, conta com isolamento acústico, kit sensorial com abafador de ruído e óculos escuros. Com a mudança, o atendimento será realizado no setor 117, localizado no andar térreo.

A sala sensorial oferece controle de estímulos, com luz, som e tato adequados para a comunidade autista. Equipamentos adaptados para as pessoas neurodivergentes, como parede de escalar, balanços, piscina de bolinhas, puffs, coletes e almofadas também estarão presentes no local. O principal objetivo do espaço é dar o conforto necessário para atender os visitantes e fazer com os fãs retornem para acompanhar o espetáculo o quanto antes.

O novo espaço oferece proximidade aos ambulatórios do andar térreo, além de acesso rápido, sem necessidade de uso do elevador. Com, no mínimo, três terapeutas especializados em dias de jogos e shows, a sala sensorial tem o objetivo de acolher as pessoas neurodivergentes em momentos de crise. Após o atendimento, os fãs são direcionados a voltar aos seus respectivos setores da arena para acompanhar o evento de maneira integral.

Após o fim do vínculo com a antiga parceira, que realizava os atendimentos no quarto andar do setor norte, a sala sensorial passou por um período de transição, com os cuidados sendo feitos no camarote 452 da arena. Agora, o novo local já está aberto para receber o público neurodivergente.

De acordo com a Lei nº 12.764/2012, a comunidade pode utilizar as plataformas para PCD montadas nos dois setores de pista em dias de show e a primeira fila de cadeiras nas arquibancadas, locais que apresentam menor aglomeração de pessoas.

Caso pessoas que não se enquadrem no perfil de neurodivergência enfrentem crises de ansiedade ou pânico, a recomendação dos responsáveis pela saúde e bem-estar do Allianz Parque é para que procurem o ambulatório médico da arena, que irá oferecer todo o suporte para a recuperação dos fãs e torcedores.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Palmeiras x Red Bull Bragantino – Campeonato Brasileiro – 15/10 – 19h (de Brasília)
  • Flamengo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 19/10 – 16h (de Brasília)
  • LDU x Palmeiras – Conmebol Libertadores – 23/10 – 21h30 (de Brasília)