O Palmeiras eliminou o Atlético-MG na semifinal da Libertadores deste ano ao empatar em 1 a 1, no jogo da volta, após uma igualdade sem gols, na ida. Para frear o reforçado e embalado adversário, Abel Ferreira e a comissão técnica do Verdão lançaram mão da análise de dados.
Quem explica isso é o analista Augusto Oazi. Em entrevista ao jornalista Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, do UOL, ele conta como o Alviverde se fez valer da estratégia para conseguir superar a equipe mineira, considerada favorita.
– Acho que agora, recentemente, se a gente pegar a semifinal da Libertadores entre Palmeiras e Atlético-MG, vê que o Abel e a comissão técnica do Palmeiras souberam muito bem neutralizar os pontos fortes do Atlético-MG, porque o Atlético-MG é um time que finalizava muito, atacava muito e tinha um jogo muito forte com o Hulk e com os atacantes – explica o profissional da área.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.
Além disso, o analista aprofunda-se na questão e revela como pode ser feita a análise de desempenho por parte do clube. Na semifinal, por exemplo, o Palmeiras teve de utilizar mecanismos que valorizassem o plano de jogo defensivo, de modo a inibir o potencial do adversário.
– Com certeza, a comissão técnica do Palmeiras se debruçou nos números para ver onde o Atlético-MG toca mais a bola no campo de ataque, por qual zona do campo eles entram mais, quem é o jogador que recebe, como ele recebe essa bola. Ele recebe de costas para o gol? Ele recebe de frente para o gol? Ele recebe do lado esquerdo do campo? Do lado direito? Então isso é um exemplo agora, recentemente, que aconteceu e que eu tenho certeza que foi baseado em análise de desempenho com os dados que eles têm – afirma.
Classificado à final, o Palmeiras enfrenta o Flamengo no dia 27 de novembro no Estádio Centenário, em Montevidéu. Caso o time conquiste o título na competição na capital uruguaia, está será a terceira taça na história alviverde, para além bicampeonato seguido do torneio continental.
LEIA MAIS