O Palmeiras viveu em 2024 o ano com maior número de lesões desde a chegada de Abel Ferreira, em novembro de 2020. Para 2025, temporada em que a equipe pode fazer até 75 jogos, o Verdão projeta diminuir a estatística e conta com os reforços e atletas promovidos da base como trunfos para rodar mais o elenco.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
João Paulo Sampaio concede entrevista ao Palmeiras Cast
Segundo dados do ‘Espião Estátisco’ do ge, foram 27 lesões em 2024, após 26 em 2023 e 21 em 2022. Curiosamente, 2024 foi o ano com menos partidas disputadas pelo Alviverde desde a chegada do português, com 67 partidas.
Neste início de ano, apenas dois jogadores ainda estão no departamento médico. O atacante Paulinho, recém-contrato do Atlético-MG, trata de uma lesão na canela desde o final de 2024, enquanto o também atacante Bruno Rodrigues se recupera de cirurgia no joelho. Piquerez, que encerrou a temporada lesionado, já está à disposição para a estreia da equipe palestrina no Campeonato Paulista.
Entre a última segunda-feira (6) e terça-feira (7), o elenco alviverde iniciou a preparação para a pré-temporada de 2025 justamente com testes clínicos visando tratamento individual para cada atleta no intuito de coibir lesões. O elenco passou por coleta de exames laboratoriais e a realização de avaliações cardiológicas, dermatológicas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, psicológicas e neurocognitivas, além de avaliações funcionais e testes de força.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
O coordenador médico do Verdão, Pedro Pontin, comentou sobre a importância dos dados coletados neste estágio da pré-temporada para a elaboração de um trabalho individualizado para cada jogador.
– Isso nos garante muita qualidade e principalmente agilidade nesse processo, com as avaliações feitas simultaneamente em diversas áreas. Os atletas são divididos em grupos e rodam dentro de cada estação em um só período para que possam estar à disposição da comissão técnica o quanto antes e começarem de fato a sua pré-temporada – disse Pontin.
– Sabemos que uma pré-temporada bem feita e uma temporada bem planejada agregam qualidade não só para performance, como também diminuem o risco de lesões – acrescentou o médico.
O Palmeiras estreia oficialmente na temporada de 2025 no dia 15 de janeiro, contra a Portuguesa, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O jogo acontece às 21h35 (de Brasília) no Allianz Parque.