O técnico Cuca foi demitido do Palmeiras nesta sexta-feira (13). O treinador, após deixar o clube no fim de 2016, retornou em maio e encerrou hoje seu segundo ciclo no clube com 34 jogos, 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas.
Em nota oficial, o Palmeiras informou a saída do treinador:
“Cuca não é mais treinador do Palmeiras. Ficou decidido, em comum acordo, pelo encerramento deste ciclo do profissional no Verdão. O auxiliar Alberto Valentim assumirá o comando técnico da equipe.
O treinador Cuca fará um pronunciamento nesta sexta-feira (13), às 14h30, na Academia de Futebol. No sábado (14), o presidente Maurício Galiotte concederá entrevista coletiva, também na Academia, às 11h30.
A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece ao técnico Cuca pelos serviços prestados e deseja sorte no prosseguimento da carreira.”
Após seu retorno, o Palmeiras não encontrou seu melhor futebol e o treinador, campeão brasileiro de 2016, foi criticado por parte da torcida. Já sob seu comando, o Palmeiras foi eliminado da Libertadores, da Copa do Brasil e, na noite desta quinta-feira (12), ao empatar com o Bahia em 2 a 2, deu adeus às chances de título do Campeonato Brasileiro.
Outro fator marcante em sua segunda passagem pelo Verdão, foi o desentendimento com o jogador Felipe Melo, após a eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil. O fato levou a diretoria a afastar o jogador. Após o meia ameaçar ir à justiça e a tentativa de negociá-lo fracassar, as partes fizeram as pazes e Felipe foi reintegrado ao elenco, chegando a participar da partida de ontem.
O clube agora deve seguir com o técnico interino Alberto Valentim. Nomes como Mano Menezes, para 2018, foram especulados durante a campanha de Cuca. O Palmeiras soma 44 pontos na classificação do Brasileirão e ocupa a 5ª colocação. A próxima partida será no domingo (15), fora de casa, contra o Atlético-GO, às 17h (de Brasília).