No início de novembro, muitos torcedores do Palmeiras não imaginavam que o clube poderia iniciar dezembro brigando pelas três competições que ainda lhe restam nesta temporada. Nas oitavas da Copa do Brasil, Libertadores, e distante dos líderes do Brasileirão, o novo trabalho de um estrangeiro que pouco conhecia o futebol do país ainda era uma incógnita para muitos.
Abel Ferreira chegou e pegou um elenco mais confiante após a curta passagem de Andrey Lopes e, mesmo com muitos problemas por causa das eliminatórias da Copa do Mundo e também do surto de Covid-19 que contaminou o grupo alviverde, o saldo do mês foi muito positivo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
O novo técnico alviverde desembarcou em São Paulo já se classificando para as quartas da Copa do Brasil, com uma magra vitória por 1 a 0, sobre o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque.
No Brasileirão, as vitórias sobre Vasco, Fluminense e Athletico-PR, fizeram com que o clube se mantivesse no G4 e na cola dos líderes da tabela, mesmo com um jogo a menos do que alguns de seus concorrentes. A única derrota de Abel aconteceu para o Goiás, quando o time não tinha mais de 20 atletas disponíveis e ainda ficou com um a menos desde o primeiro tempo.
Nas quartas da Copa do Brasil, também com diversos desfalques, o Verdão não teve piedade do Ceará e e goleou por 5 a 2 no agregado dos dois jogos, garantindo a sua vaga para a semifinal.
Por último, a boa vitória sobre o Delfín por 3 a 1, no Equador, na última semana, faz com que o alviverde imponente inicie dezembro com um pé nas quartas de finais da Copa Libertadores 2020.
Por causa da pandemia e da pausa no calendário do futebol brasileiro no primeiro semestre, o mês de dezembro para a delegação alviverde não será de festas e descanso. Muito pelo contrário: caso avance na competição continental, terá que lidar com as duas partidas das quartas contra Libertad ou Jorge Wilstermann e, além disso, enfrentar o América-MG pelos jogos da semifinal da Copa do Brasil. Isso sem contar o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, marcado para as 16h do próximo domingo (6).
Para chegar vivo nas três competições em 2021, o clube terá que repetir o sucesso do mês passado e fazer com que o seu torcedor tenha mais motivos para celebrar o ‘Reveillon’.
Com o departamento médico quase esvaziado, Abel Ferreira inicia o último mês do ano com somente os desfalques de Felipe Melo, Wesley e Luan Silva que só devem voltar em 2021, e também de Luiz Adriano, que ainda deve ficar mais duas semanas de molho.
Marcos Rocha e Renan, positivados para Covid-19 no último sábado (28), devem retornar ao clube na próxima semana.
Confere aí a tabela alviverde para este mês de dezembro:
02/12 – Palmeiras x Delfín-EQU – Oitavas Copa Libertadores (Allianz Parque)
06/12 – Santos x Palmeiras – Brasileirão (Vila Belmiro)
09/12 – Possível ida das quartas da Libertadores – Fora
12/12 – Palmeiras x Bahia – Brasileirão (Allianz Parque)
16/12 – Possível volta das quartas da Libertadores – Allianz Parque
20/12 – Internacional x Palmeiras – Brasileirão (Beira-Rio)
23/12 – Palmeiras x América-MG – Semifinal Copa do Brasil (Allianz Parque)
27/12 – Palmeiras x Red Bull Bragantino – Brasileirão (Allianz Parque)
30/12 – América-MG x Palmeiras – Semifinal Copa do Brasil (Independência)
LEIA MAIS
+Boletim NP: Jaílson, Raphael Veiga e William se recuperam de Covid-19 e treinam normalmente
+Morre Antônia Reis, mãe do goleiro Marcos
+Danilo elogia trabalho de Abel Ferreira: ‘Deu muita confiança pra equipe