Há um fator de semelhança entre o Palmeiras de 2021 e o 2022: disputar Brasileirão e fases agudas de Copa Libertadores de forma simultânea. As coincidências, no entanto, não se estendem ao desempenho. Diferentemente do ano passado, a temporada atual é marcada por ótimos resultados no nacional nos dias que antecedem as decisões nos mata-mata da competição continental.
Na preparação para os choque-rei que decidiram uma vaga nas semifinais da Libertadores 2021, o Palmeiras teve uma sequência muito ruim no Brasileirão. Um empate contra o próprio São Paulo, derrota para o Fortaleza por 3 a 2, o empate no duelo de ida da eliminatória, nova derrota para o Atlético Mineiro por 2 a 0 e a retomada com o grande 3 a 0 aplicado no time comandado, à época, por Crespo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Apesar do excelente resultado na Libertadores, a ‘ressaca’ veio com uma derrota em casa para o Cuiabá por 2 a 0. Chegando à semifinal, a ser disputada contra o Atlético Mineiro, o Verdão veio de derrota para o Flamengo, passou por outro revés, contra o Corinthians, e mesmo após a passagem à final, foi batido por América Mineiro e por Bragantino – no jogo que marcou a volta do torcedor aos estádios.
Em 2022, a sequência de vitórias que estabeleceu o Palmeiras na liderança do Brasileirão se deu justamente nas semanas que antecederam os jogos das quartas de final da Liberta, vencido sobre o Atlético Mineiro. Foram resultados positivos contra Cuiabá, América-MG, Internacional e Ceará, além de seguir bem no pós classificação, em duelos contra vice-líderes.
Depois de eliminar o Galo, o Verdão entrou na sequência que poderia derreter sua vantagem na liderança – que era de 6 pontos. Foram jogos contra Corinthians, Flamengo e Fluminense, todos na posição de segundo colocado no momento do jogo contra o Palmeiras, e mesmo com essa série de decisões, a vantagem na liderança cresceu, ficando na casa dos 7 pontos.
Agora, líder isolado do Brasileirão, Abel Ferreira e seus comandados vão a Curitiba, no Paraná, para a eliminatória de semifinal contra o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada. O jogo acontece na próxima terça-feira (30) às 21h30 (de Brasília).
LEIA MAIS:
Rafael Bullara: ‘Palmeiras sai fortalecido após sequência contra vice-líderes do Brasileiro’
VÍDEO I Veja as diferenças da versão de jogador da nova camisa do Palmeiras
Athletico-PR x Palmeiras: saiba como assistir às semifinais da Libertadores