Atleta do Palmeiras, o judoca Thiego Marques conquistou neste último domingo (11), a medalha de ouro na categoria J2 até 60 kg do Campeonato Pan-Americano da IBSA (Federação Internacional dos Desportos para Cegos), disputado em Edmonton, no Canadá.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Para ficar com o ouro, o palestrino venceu as lutas diante do canadense Justin Karn e dos chilenos Johann Bustos e Yabran Alonso e encerrou 2022 como o melhor judoca do mundo no ranking da categoria. Ao site oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Thiego ressaltou a importância dos resultados obtidos na temporada.
– É uma grande satisfação encerrar este ano com chave de ouro. Em todas as competições, estive no pódio. Encerro como melhor do mundo e, com esses pontos, fico ainda mais próximo de Paris – disse o palestrino.
No Palmeiras desde março de 2019, o paratleta conquistou a sua primeira medalha no Pan competindo pela Seleção Brasileira adulta. Grande promessa do esporte paralímpico do país, a última conquista de Thiego havia acontecido em novembro, quando conquistou a medalha de prata no Mundial de Baku, no Azerbaijão.
A medalha do paraense não foi a única do Palmeiras no Canadá. A atual campeã paralímpica, a judoca Alana Maldonado, também saiu com a medalha de ouro, mas na categoria J2 até 70 kg. No entanto, a paratleta não chegou a competir, pois, devido a um problema nas inscrições do torneio, foi a único presente em sua categoria.
Ao todo, 12 judocas brasileiros subiram ao pódio na competição. Além do lugar mais alto para os dois palestrinos, foram mais sete ouros, uma prata e dois bronzes ao país, que fechou a competição na liderança geral.
Sendo o Pan-Americano de judô a última competição do calendário de 2022, Alana e Thiego entram de férias no restante de dezembro. Pela Seleção Brasileira, o primeiro compromisso de ambos na modalidade em 2023 será o Aberto da Alemanha, em Heidelberg, em fevereiro.
LEIA MAIS:
Rony faz temporada histórica e afasta maldição da camisa 10 do Palmeiras
Palmeiras divulga balancete de outubro e soma superávit no ano
Palmeiras x Ferroviária: saiba como assistir ao jogo de volta da semifinal do Paulista Feminino