O Palmeiras está matematicamente classificado para disputar a Libertadores da América 2023. Após a vitória do Flamengo sobre o Atlético Mineiro, no Maracanã, por 1 a 0, o Palmeiras já tem uma vaga garantida para a fase de grupos da competição. Ainda atual campeão, o Verdão fará sua participação de número 23 neste que é o principal torneio do continente, a oitava consecutiva.
Depois de ser bicampeão consecutivo e chegar ao tri da competição, o Palmeiras se isolou em mais um recorde na disputa continental. A equipe dirigida por Abel Ferreira chegou a 30ª classificação em mata-mata e se isolou como o clube brasileiro com melhor número em Libertadores.
Ao todo, o Alviverde soma 44 classificatórias na Libertadores, com aproveitamento acima de 68%. A título de comparação, o Grêmio, vice-líder do ranking com 29 vitórias, soma 45 embates e aproveitamento de 64%.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em 2022, o Palmeiras protagonizou a melhor campanha da história da primeira fase da competição e defende uma invencibilidade de 18 embates no torneio continental, com 13 vitórias e cinco empates – maior sequência do clube e da história do torneio, ao lado do próprio Atlético-MG entre 2021 e 2022. A última derrota da equipe de Abel Ferreira foi para o Defensa y Justicia, da Argentina, em de maio de 2021, pela fase de grupos.
Agora em busca de confirmar a conquista do décimo primeiro título do Brasileirão, o Palmeiras entra em campo neste domingo (16), às 16h (de Brasília), para enfrentar o São Paulo, valendo a manutenção (ou ampliação) dos atuais 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Internacional.